Notícias

09 de Março de 2005

Clipping - Cartório do 5º Subdistrito da Capital - Santa Efigênia - em novas instalações - Novo endereço e a História preservada

Desde 17 de Janeiro o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 5º Subdistrito Santa Efigênia, mudou sua sede para Av. Senador Queiroz, 101, 1º andar - SP, logo acima da Caixa Econômica Federal.

Em sua nova instalação o Cartório ganhou mais espaço para atender o público, com agilidade, como explica a Oficial Dra. Ruth de Andrade Moraes, "na rua Paula Souza onde já funcionávamos há 5 anos havia se tornado pequeno para a prestação de serviços, aqui é amplo, mais arejado".

O cartório da Santa Efigênia tem em seu arquivo um acervo histórico do século retrasado e passado, bem preservado em livros e mostrado pela escrevente Substituta da Oficial Edna Maria Andrade de Moraes Holzer, como a Certidão de Casamento do presidente da República Washington Luis com a Dona Sophia Oliveira de Barros que contraíram matrimônio no dia 6 de março de 1900 e tendo anotação do seu falecimento em 5 de agosto de 1957.

Washington Luis Pereira de Souza foi presidente do Brasil de 1926 a 1930.

Curiosidade também se encontra no Registro de Nascimento do poeta e escritor Mário de Andrade. Nascido em 10 de outubro de 1893 foi registrado com o nome de Raul de Moraes Andrade, passados 11 anos do seu nascimento; no dia 5 de dezembro de 1904 o Sr. Carlos Augusto de Andrade leva para o cartório uma retificação para a mudança de nome do filho. O então Raul de Moraes Andrade passa a chamar-se Mário Raul de Moraes Andrade.

Texto: Gilberto Travesso
Fonte: Empresas & Negócios

Assine nossa newsletter