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Bauru recebe 2ª edição do Curso de Excelência no Atendimento e o Programa 5S
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Treinamento destacou os processos de melhoria no atendimento ao cliente e a implantação do inovador Programa 5S para as serventias paulistas.

Bauru (SP) - Registradores e Notários da região de Bauru reuniram-se no último dia 8 de maio, no Obeid Plaza Hotel, na cidade de Bauru, para participar da 2ª edição do inovador curso de Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e que tem como objetivo principal capacitar Oficiais e prepostos para o bom atendimento ao público.

Ao longo deste ano, a Arpen-SP levará a todas as regiões do Estado de São Paulo o revolucionário conceito do Programa 5S, que revolucionou a prestação de serviços nas maiores empresas brasileiras e mundiais e, entre suas vantagens mais significativas estão a melhoria do ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes, o incentivo à criatividade, a redução de custos, a eliminação de desperdício, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a melhoria das relações humanas e a melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Coube ao Diretor Regional de Bauru, Ademílson Luiz Mendes Novelli, realizar a abertura do treinamento, ministrado pelo consultor de qualidade no atendimento ao cliente da Arpen-SP, Gilberto Cavicchioli, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento contou também com a presença do Diretor Regional de Marília, Antônio Francisco Parra.

Dirigindo-se aos novos oficiais que compareceram ao evento, o Diretor Regional de Bauru se colocou à disposição de todos para auxiliá-los nesta fase de transição para a atividade e conclamou os registradores civis presentes a se engajarem na busca pela melhoria do atendimento ao público nas serventias extrajudiciais. "Quero colocar a Diretoria Regional de Bauru à disposição de todos. Estamos abertos a auxiliá-los nesta nova fase e aproveito para agradecer a presença de todos e enfatizar a importância deste curso, como forma de conscientização de todos para a excelência no atendimento ao público", afirmou.

Ao iniciar a exposição do tema, o palestrante destacou que o curso teria como principal objetivo "elevar a capacidade de atendimento ao público interno e externo da serventia", bem como "desenvolver novos conhecimentos e habilidades", "elevar a satisfação do cliente", e "melhorar o ambiente de trabalho". Em seguida, passou a elencar a trajetória do programa de qualidade no atendimento ao cliente promovido pela Arpen-SP, desde os primeiros treinamentos até a instituição do prêmio de qualidade.

Aos poucos, os participantes foram tendo acesso aos principais cuidados e detalhes no atendimento e no relacionamento ao público, à evolução dos serviços, às expectativas geradas por quem vai ser atendido, os serviços valorizados pelo usuário, a importância das instalações, as ferramentas de qualidade aplicadas ao atendimento excelente, os cinco por quês, o ambiente para o cliente interno e a fidelização de clientes.

"O curso é muito bom, principalmente para nós que assumimos recentemente um cartório e ainda estamos focados em nos adaptarmos ao dia a dia de uma serventia", disse Antonio Seabra da Cruz Netto, Oficial de Registro Civil de Lupércio. "Com esta apresentação ficou claro que a preocupação principal deve ser com o usuário e que este deve ser o foco central do atendimento no cartório", completou o Oficial.

Seguindo sua apresentação, Gilberto Cavicchioli falou sobre o processo de recuperação de clientes, mudança de percepção, as habilidades de quem atende e a importância de se surpreender o cliente. "As apresentações do Gilberto são sempre muito boas, completas e motivadoras", disse Antonio Francisco Parra, Diretor Regional de Marília. "Entendo que uma das principais características deste treinamento é o de nos tirar comodismo, fazer com que busquemos melhorar cada vez mais nossos serviços e o atendimento à população", afirmou.

Na segunda parte de sua apresentação, Gilberto Cavicchioli tratou da implantação do Programa 5S pelos cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo. Segundo o palestrante, os conceitos do 5S: seiri (organização, utilização, liberação da área), seiton (ordem, arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (padronização, asseio, saúde) e shitsuke (disciplina e autodisciplina) são implantados como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.

"Já tinha acompanhado em São Paulo uma apresentação do Gilberto, mas este curso foi diferente, completo e nos motivou à reflexão sobre o que podemos fazer e o que podemos aperfeiçoar no relacionamento com o público usuário", disse Rogério Faria da Silva, Oficial de Registro Civil de Lençóis Paulista.

Nesta etapa do treinamento, Gilberto Cavicchioli destacou os conceitos iniciais do Programa 5S, sua evolução ao longo do tempo, objetivos, benefícios e apontou. "O Programa 5S é uma mudança de cultura, deve ser feito em equipe e traz importantes ganhos de comportamento, como a sensibilização e a autodisciplina, iniciativa de identificar e resolver problemas, aprendizado com o trabalho em equipe e a auto avaliação", afirmou.

Em seguida, o palestrante nomeou um a um os cinco conceitos do programa, o descarte eficiente e o processo de premiação das equipes. "O Programa 5S exige educação, disciplina, persistência, vontade de mudar e melhorar continuamente", apontou. "Faça de todas as etapas uma rotina. Torne seu trabalho mais fácil, mais ágil, mais seguro e, principalmente, mais feliz", concluiu.

Participaram desta segunda edição do curso de Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S cartórios dos municípios de Bauru - 1° Subdistrito, Botucatu - 2° Subdistrito, Guarantã, Distrito de Jafa, Distrito de Jacuba, Lençóis Paulista, Lupércio, Marília, Pirajuí, Piratininga, Distrito de Potunduva, 1° Tabelionato de Notas de Jaú e Registro de Imóveis de Ourinhos.


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