Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Arpen-SP reúne cerca de 60 Registradores em Reunião Mensal em Araçatuba
Sessão de Fotos Relacionada: Arpen-SP reúne cerca de 60 Registradores em Reunião Mensal

Principais ações da entidade e temas centrais do desenvolvimento da atividade registral no Estado de São Paulo foram debatidos em encontro no interior do Estado.

Araçatuba (SP) - Cerca de 60 Oficiais participaram no último sábado (10.04) da Reunião Mensal da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizada no hotel Riviera, na cidade de Araçatuba e que debateu importantes assuntos relacionados à atividade registral paulista.

Coordenada pelo presidente da entidade, José Claudio Murgillo, o encontro mensal dos registradores civis paulistas, normalmente realizado na segunda quarta-feira de cada mês em São Paulo, foi realizado pela segunda vez no interior paulista, objetivando levar as principais informações da atividade para os Oficiais localizados nas diversas regiões do Estado de São Paulo. Ao lado do presidente da entidade, coordenaram o encontro a Diretora Regional de Araçatuba, Silvia Guarinon Corrêa Lodi, e o Diretor Regional de Ribeirão Preto, Ademar Custódio.

Ao abrir o encontro, a Diretora Regional de Araçatuba agradeceu à Arpen-SP por levar à região o encontro mensal dos registradores. "Era uma antiga solicitação nossa, que a Arpen-SP estivesse mais próxima da regional de Araçatuba e agora isto se tornou realidade com a realização deste encontro mensal aqui na região", disse. "Espero que todos os colegas aproveitem para tirar dúvidas e que estejam sempre presentes nos eventos da entidade, pois sempre saímos com algum aprendizado do que é debatido", completou.

Em seguida, o presidente da Arpen-SP reiterou o posicionamento da entidade de levar cada vez mais para o interior do Estado as reuniões mensais da entidade, e enfatizou que a Associação, assim como os Diretores Regionais, estão à disposição dos novos registradores para os auxiliar neste momento de transição em suas carreiras. Apresentou os Diretores Regionais presentes ao encontro e pediu que cada um dos presentes se identificasse, estimulando os novos colegas a se conhecerem.

O primeiro tema debatido no encontro mensal foi a certificação digital, em palestra ministrada pelo consultor de certificação digital da entidade, Manuel Matos, que esteve acompanhado do gestor de marketing da AC BR, Rodrigo Paiva. Durante cerca de 40 minutos, Matos apresentou um escopo de como se desenvolveu o projeto de certificação digital para registradores e notários, focou a necessidade de utilização do documento eletrônico pelos registradores e notários, e destacou o processo de credenciamento necessário para que os cartórios paulistas se tornem instalações técnicas vinculadas à AC BR e passem a validar os certificados digitais para a população.

Ao final da apresentação, o presidente da Arpen-SP apresentou aos participantes o cronograma de cursos de capacitação que serão promovidos pela entidade ao longo do ano de 2010, e estimulou os registradores civis a comparecerem aos eventos como forma de aprimorar o conhecimento de suas equipes e reciclar o aprendizado dos atos práticos realizados pela serventia.

Os participantes do encontro mensal dos registradores civis esclareceram ainda dúvidas em relação à forma de cobrança das cerimônias realizadas pelos juízes de casamento, mesmo quando gratuitas, o que tem gerado problemas entre os Oficiais e os juízes que tem se recusado a celebrar os matrimônios quando não são remunerados, principalmente nas pequenas cidades do interior paulista.

Por fim, o presidente da Arpen-SP falou sobre as novas iniciativas da entidade, que serão divulgadas ao longo desta gestão e estimulou os registradores civis a tomarem uma participação ativa no desenvolvimento das ações da associação.

Participaram da reunião mensal do mês de abril, registradores civis de Mirandópolis, Andradina, Araçatuba, Monte Castelo, São João de Iracema, Nova Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Marabá Paulista, Birigui, Piacatu, Coroados, Clementina, Brasitânia, Presidente Venceslau, Distrito de Eneida (Presidente Prudente), Anhumas, Tarabai, Brejo Alegre, 2° Subdistrito de Barretos, Matão, Marília, 1° Subdistrito de Bauru, Pereira Barretos, Lavínia, Colômbia, Floreal, Nhandeara, Avanhandava, Capivari, 1° Subdistrito de Campinas, 1° Subdistrito de Santo André, 2° Subdistrito de São Bernardo do Campo, 1° Subdistrito de Ribeirão Preto, 1° Subdistrito de Jaboticabal e 1° Subdistrito de Sorocaba.


Deixe seu comentário
 
 
93901

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.049.906
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP