Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Grafotécnica reúne mais de 120 participantes na Capital
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Grafotécnica na Capital

Arpen-SP promove o 3º curso de Grafotécnica e Documentoscopia em 2012 e capacita funcionários a identificarem fraudes nas serventias.


São Paulo (SP) - Foi realizado neste sábado (25.06), na Capital, a terceira edição de 2012 do curso de Grafotécnica e Documentoscopia promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que ocorreu no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions e que contou com cerca de 120 participantes.

O curso foi ministrado pelo experiente perito Luiz Gabriel Costa Passos com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as diversas formas de se analisar a autenticidade de documentos e assinaturas. Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Paraná (PUC-PR) e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, o perito é professor de Documentoscopia na Escola de Polícia Civil do Paraná, em curso de formação de perito criminal e de Grafotecnia pelo Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores do Paraná (Inoreg). Foi também instrutor e consultor técnico do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná onde hoje atua como perito criminal e perito em documentos.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Arpen-SP e Oficial do 2º Subdistrito, Lázaro da Silva, que agradeceu a presença de todos os presentes, " Há muitas pessoas aqui que já participaram três vezes desse curso, mas acabam voltando porque ele sempre apresenta novidades no combate às falsificações, o que mostra a qualidade do curso, do professor e sua preocupação em passar sempre as informações e técnicas mais atualizadas", comentou o Presidente.

Para iniciar a programação o professor apresentou o objetivo do curso, "Nosso principal propósito é evitar as falsificações grosseiras e não aquelas que apenas um perito é capaz de identificar, pois elas correspondem a 99% dos casos de documentos falsos que chegam nos cartórios", afirmou Luiz Gabriel, ressaltando a importância desse trabalho. "O cartório é responsabilizado apenas quando deixa passar essas falsificações grosseiras, tanto de documentos quanto de assinaturas".

O perito mostrou as principais características do modelo nacional da carteira de identidade, instituído pela lei 7.116 de 29/08/83 e as diferenças existentes entre os modelos estaduais, "O que dificulta nosso trabalho é o fato das carteiras de identidade não terem um sistema de cadastros em nível nacional, pois os cadastros estaduais não se interligam ainda. Essa cooperação poderá ocorrer com a implantação do novo modelo nacional digitalizado", explicou o professor.

Em seguida demonstrou as técnicas que devem ser utilizadas na identificação das falsificações, como o uso da luz ultravioleta e da lupa na análise de detalhes e a comparação de assinaturas. "O curso do professor Luiz Gabriel é muito importante para o funcionamento de nossos cartórios, pois sempre temos novos funcionários que vão chegando e precisam ser treinados nesses métodos, além do fato de que os falsários estão sempre evoluindo em suas próprias técnicas", comentou Marco Antônio Greco Bortz, Oficial do 1º Subdistrito de Santo André.

Os participantes do treinamento também concordaram com o Oficial, "Esses conhecimentos serão muito úteis dentro da nossa profissão, pois com técnicas simples podemos evitar grandes problemas de falsificação de documentos. Basta que prestemos bastante atenção aos detalhes" afirmou a funcionária Juliana Teixeira Candido do Cartório de Registro Civil Ermelino Matarazzo.

Alguns participantes já tinham realizado o curso há algum tempo e buscavam reciclar o conhecimento. "O professor explica com clareza e de modo muito prático como devemos agir. Já é a segunda vez que participo do curso e no nosso cartório já tivemos vários casos de documentos falsos, mas em geral os falsários vão embora quando percebem que suspeitamos de algo", comentou Cleber de Souza, funcionário do Registro Civil do 1º Subdistrito de Santo André.

O Registro Civil de Cotia compareceu em peso ao evento, incentivados pelo Oficial Gustavo Renato Fiscarelli que ressaltou a importância do curso, "O professor consegue passar um conteúdo complexo com simplicidade e sem se atrapalhar. Nós trouxemos 14 funcionários para participarem do treinamento, pois temos que estar sempre ligados às novidades que surgem nesse meio", disse.


Deixe seu comentário
 
 
542023

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 126.719.259
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP