Notícias

09 de Maio de 2013

Arpen-SP e Ministério Público assinam Termo de Cooperação para Cidadania

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) assinou na tarde desta quinta-feira (09.05) um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para a elaboração de mutirões conjuntos de cidadania visando resgatar a cidadania da população carente.

O convênio, assinado na sede do MP-SP, contou com a presença do Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, do promotor de Justiça, Carlos Cezar Barbosa, e do presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior. "A Arpen-SP e o Ministério Público trabalham com o mesmo objetivo que é o de resgatar a cidadania de pessoas que se encontram marginalizadas e fora do sistema do público, pois sem a certidão de nascimento um cidadão não é cidadão e passa a não ter sua dignidade humana respeitada", disse o Procurado Geral do Estado.

Neto, filho e irmão de Oficiais de Registro Civil em Ibiúna e Lençóis Paulista, Márcio Fernando Elias Rosa destacou a importância da atividade registral. "O Registro Civil é uma das mais nobres profissões públicas, pois lida com pessoas, com a primeira etapa de vida de um cidadão, e para a qual se exige vocação, amor e responsabilidade. É uma das mais humanas profissões", destacou.

O primeiro mutirão de cidadania já está previsto para ser realizado no mês de junho na cidade de Ribeirão Preto. "O projeto se chamará "Registro é Cidadania" e contaremos com uma ampla rede de assistência em todos os municípios da região e era primordial termos a Associação dos Registradores a nosso lado, pois representa quem efetivamente dará a cidadania às pessoas mais carentes da sociedade", disse o promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa.

Assine nossa newsletter