Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Grafotécnica e Documentoscopia - Mauá
O Curso de Grafotécnica e Documentoscopia na cidade de Mauá, ministrado pela professora Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos, contou com 100 participantes na tarde deste sábado (13.06), no Hotel Diamond.
 
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Lázaro da Silva, que homenageou a Oficiala de Mauá e promotora do evento, Gilce Galindo de Lima. “Agradecemos o empenho da Gilce em promover este curso e todo seu trabalho prestado à Arpen-SP há vários anos, inclusive como Diretora Regional de São Paulo”, disse Lázaro. “E com um cartório ecológico como o que construiu em Mauá, merece mesmo todas as homenagens”, completou.
 
O presidente passou a palavra a Gilce, que apresentou a professora Mara, perita judicial especialista em Grafotécnica e Medicina Legal, e PhD em Ciências-Medicina Legal pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Gilce ainda destacou estar “feliz de poder receber este curso em Mauá”.
 
Durante o curso, a professora Mara abordou aspectos importantes para que o aluno pudesse “ganhar segurança no desenvolvimento da análise prática da grafodocumentoscopia”. O objetivo é identificar a autenticidade ou a não autenticidade do documento, do grafismo ou do maquinário.
 
Mara ainda esclareceu que “um trabalho de análise tem que ser eficaz e eficiente, porém no balcão do cartório além disso tem que ser rápido, e é difícil conciliar os três”.
 
Com informações teóricas e exercícios práticos, a tarde foi muito produtiva para os presentes, que puderam esclarecer dúvidas e aprender técnicas para a análise de documentos e assinaturas.

Para o Oficial de São Caetano do Sul, Wagner Zago, "o curso foi bastante proveitoso, num local excelente e a disposição das mesas ajudou muito nos trabalhos práticos". Zago destacou que ele e sua equipe "gostaram muito da professora". Uma sugestão do Oficial é que o curso tenha uma linguagem menos técnica em perícia, para que os funcionários do balcão possam enxergar onde se encaixa sua atividade no que estão aprendendo.
 
Participaram desta edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia Registros Civis e Tabelionatos de Notas da Capital, Campo Limpo Paulista, Itaquera, Jacareí, Mauá, Osasco, Porto Feliz, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano do Sul e São Roque.


Data de Publicação: 02/03/2015

Deixe seu comentário
 
 
228182

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.049.892
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP