Notícias

08 de Maio de 2005

Curso em Campinas abre série de eventos da Arpen-SP no Interior do Estado

Palestra sobre Autenticação e Reconhecimento de Firmas na regional de Campinas leva mais de 150 ao anfiteatro do hotel Nacional Inn. Próximo curso será no dia 21 de maio em São José dos Campos


Mais de 150 pessoas, entre eles Oficiais, escreventes e auxiliares da região de Campinas se reuniram no último sábado (07.05) no anfiteatro do hotel Nacional Inn, na cidade de Campinas para acompanhar o primeiro de uma série de cursos que a Arpen-SP realizará no interior do Estado de São Paulo, enfocando o tema "Autenticação e Reconhecimento de Firma", em palestras proferidas por Antônio Ce Neto, escrevente autorizado do 14° Tabelionato de Notas da Capital.

Organizado pelo diretor regional de Campinas, José Cláudio Murgillo, o evento contou com a presença do presidente da Arpen-SP, José Emygdio de Carvalho Filho, que elogiou o nível da palestra. "Posso afirmar que quem compareceu a este evento pode esclarecer um grande número de dúvidas a respeito do tema autenticações e reconhecimentos de firmas que, no dia a dia do cartório é responsável por inúmeras consultas aos Oficiais", afirmou.

Além do presidente da Arpen-SP, prestigiaram o evento o diretor de informática da Associação, Lázaro da Silva, a Oficiala do município de Taquaritinga, Mirian Evelyn Peres Mansor Coleti, Álvaro Ernesto de Moraes Silveira, Oficial do 3° Subdistrito do município de Campinas, e Marcelo Luís Spínola Pereira, Oficial Substituto do 2° Subdistrito de Campinas. Para o diretor regional de Campinas, José Cláudio Murgillo, "o curso foi uma ótima oportunidade de esclarecimento de dúvidas por parte do funcionários e uma forma proveitosa de discutir experiências e uniformizar procedimentos."

Responsável pelo cartório do 2° Subdistrito do município de Osasco, o Oficial Gelsen Andrade Addario fez questão que seus funcionários comparecessem ao evento. "Acho importante este tipo de curso por que acaba por padronizar os nossos serviços, criando uma uniformidade no atendimento", disse Addario, que para locomover seus funcionários de Osasco a Campinas alugou uma van. Ao final do evento, expressou sua satisfação. "Não conhecida o Ce, mas fiquei impressionado com este curso e tenho certeza que meus funcionários ficaram ainda mais estimulados com o que ouviram aqui", ressaltou.

Quem também prestigiou o evento foi o Oficial do 3° Subdistrito do município de Campinas, Álvaro Ernesto de Moraes Silveira, que inscreveu nada menos que 17 funcionários para o curso. "Quando vi a possibilidade do curso convidei todos os 24 funcionários para fazer", relatou. "Participar de um curso como este sempre é importante, por que você fica a par do modo de trabalho de várias pessoas, esclarece dúvidas, troca experiências e um acaba aprendendo com o outro e uniformizando o trabalho", completou.

O curso - Bacharel em Direito e escrevente autorizado do 14° Tabelionato de Notas da Capital e também coordenador de atendimento ao cliente e representante da direção do tabelionato no processo de qualidade - ISO - 9001-2000, Antônio Ce Neto iniciou sua apresentação ressaltando a importância do funcionário "vestir a camisa" do cartório em que trabalha. "Temos que valorizar nosso serviço", foi uma das frases mais repetidas pelo palestrante.

Cé iniciou a parte teórica de sua apresentação falando sobre as normas de serviço, a importância da atualização diária das equipes que trabalham em cartórios e sobre a padronização na interpretação das normas e na prática diária dos atos. O tema Autenticação foi detalhado ao extremo, com definições a respeito dos tipos de documentos que podem ser autenticados, os tipos de autenticação, passando pelo próprio procedimento de como se autenticar e dos cuidados que devem ser tomados na prática do ato.

Falando sobre o tema abertura de Firmas, o palestrante foi enfático a respeito dos cuidados nas abertura de firmas, os documentos hábeis - Carteiras funcionais, carteiras de Conselhos Profissionais, Carteiras de identidade do Mercosu, Carteira de Estrangeiros, CNH, Passaportes e RG - e a grande importância do cartão de assinaturas. Durante toda a exposição o palestrante permitiu que os presentes o questionassem a qualquer momento. " muito importante que a pessoa que venha freqüentar o curso esteja pronta para perguntar, para participar mesmo, por que na verdade isso é o que mais fazemos durante a palestra, trocar experiências, debater idéias e esclarecer dúvidas", ressaltou o palestrante.

A definição do Reconhecimento de Firma, seus tipos, o termo de comparecimento e a observância das normas no exame dos documentos apresentados, bem como a conferência das assinaturas em seus aspectos práticos foram os temas abordados logo após o breve intervalo realizado durante o curso.

Já em sua última parte, o palestrante acabou por abordar o tema do selo de autenticidade, sua importância na eficiência do ato e até a maneira como devem ser colocados nos documentos. Finalizando o curso, Antônio Cé não deixou de abordar o tema ainda polêmico e que vem sendo discutido por comissões já constituídas por notários e registradores: a autenticação digital. O palestrante abordou tópicos como a competência para a prática do ato, os conceitos de chave pública e privada e como poderá ser feita a autenticação e o reconhecimento de firma no mundo digital.

Assine nossa newsletter