Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Cartório Itinerante vai a Bauru na 25° edição do Ação Global Regional
Sessão de Fotos Relacionada: Cartório Itinerante vai a Bauru na 25° edição do Ação Global

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP) esteve no último sábado (04.08) mais uma vez participando do projeto Ação Global, em sua 25° edição, e levou até a cidade de Bauru, na região oeste do Estado, o cartório itinerante, que durante todo o dia atendeu à população presente ao evento realizando pedidos de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito à população carente.

O evento realizado no Centro de Atividades da unidade Sesi dos Altos da Cidade reuniu em média 50 serviços e 800 profissionais e atendeu a mais de 43 mil pessoas, segundo a organização do evento. Atuando no cartório itinerante da Arpen-SP, o 1° Subdistrito de Bauru, administrado pelo registrador Ademílson Luiz Mendes Novelli, e o 2° Subdistrito, administrado por Alexandre Antônio de Matos Nascimento, realizaram 23 pedidos de 2ª via de certidões, sendo 20 de nascimento, 2 de casamento e 1 de óbito.

"A participação dos registradores civis neste evento, e da Arpen-SP, que enviou o cartório itinerante da entidade, vem de encontro a necessidade da população mais carente do Estado de, durante um mutirão onde diversos serviços são oferecidos, regularizar alguma situação com relação à sua documentação. É a prestação de um serviço de cidadania", afirmou Novelli, que levou seis funcionários para o evento.

Para Jair Barbosa da Silva, a possibilidade de tirar a segunda via da certidão de nascimento foi o motivo principal de seu comparecimento ao Ação Global. "Teria que ir até a minha cidade para conseguir este documento e agora, com este mutirão aqui do lado de casa tudo ficou mais fácil. Ter o cartórios aqui do lado é maravilhoso", afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo Oficial do 2° Subdistrito que, no entanto, lamentou o baixo movimento geral da mobilização. "Esperava um pouco mais de gente, acho que faltou um pouco de divulgação. Talvez pelo fato de ter tido o aniversário da cidade recentemente, acho que este feriado poderia ter coincidido com o Ação Global", explicou.

"O Ação Global é um exercício de cidadania aprimorado a cada ano. Nesta terceira edição, pudemos destacar uma maior qualidade nos atendimentos e o crescimento da participação da comunidade, ambos frutos da compreensão das necessidades da população", afirmou a diretora do Sesi em Bauru e região, Zuleika Lemos de Almeida Gonçalves.

Ao todo o evento contabilizou cerca de 108 mil atendimentos. As atividades culturais, de esporte e lazer, as consultas de saúde e a emissão de documentos foram os mais procurados. Também pela primeira vez no Ação Global Bauru, a avaliação renal atraiu grande número de pessoas. Segundo a nefrologista Daltair Oliveira de Lima, esta é uma parceria dos promotores do movimento com as Sociedades de Nefrologia do Estado de São Paulo e Brasileira. "Nas outras edições do serviço de avaliação renal, atendemos de 700 a mil pessoas e cerca de 6% delas apresentaram doença renal", quantifica.

Também no quesito saúde, as filas estavam longas já pela manhã para os testes de glicemia colesterol e hipertensão. Edemar Francisco Paes, 74 anos, procurou os exames pela terceira vez e apontou a atenção e qualidade do serviço.


Deixe seu comentário
 
 
129556

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 126.734.789
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP