Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Marília realiza 4ª edição do curso de Grafotécnica Digital da Arpen-SP
Sessão de Fotos Relacionada: Marília realiza 4ª edição do curso de Grafotécnica Digital

Evento reuniu 70 pessoas na sede da regional e preparou participantes a se tornarem aptos para realizar o curso de agentes de registro para trabalhar com certificação digital.

Cumprindo o cronograma de cursos estabelecidos por sua diretoria, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu no último sábado (26.04) a quarta edição do curso de Grafotécnica Digital, ministrado pelo professor Luiz Gabriel da Costa Passos, em evento realizado no Hotel Tenda, na cidade de Marília.

Abrindo o evento, o diretor regional da Arpen-SP, Antônio Francisco Parra salientou a importância da iniciativa na busca pelo aprimoramento dos conhecimentos e preparação para as novas atividades que podem ser agregadas à atividade. O diretor regional ainda destacou a atual diretoria da entidade, especialmente o trabalho do presidente, Odélio Antônio de Lima, do vice-presidente, Ademar Custódio, e do presidente da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho, "que não puderam estar presentes, mas que estavam em outras frentes defendendo os interesses da classe, mas que mesmo assim, fizeram questão de se informar sobre o que acontecia em Marília".

Ministrado pelo perito em documentoscopia, Luiz Gabriel Costa Passos, o curso focou os métodos de identificação rápida de assinaturas falsas por meio de características marcantes da escrita, como a forma, o traçado e o movimento das assinaturas. Em um segundo momento, o palestrante discorreu sobre a identificação de carteiras de identidade e carteiras de habilitação falsificadas, mostrando os modelos existentes em todo o Brasil e os meios mais fáceis para a identificação de cópias adulteradas.

O evento agradou aos participantes que elogiaram a iniciativa da Arpen-SP. "Acho fantástico este trabalho da Arpen-SP de trazer para o interior cursos de qualificação", disse a Tabeliã de Paraguaçu Paulista, Cássia Lacerda Mantovani. Para o Oficial de Registro Civil dos municípios de Borá e Tupã, Belmiro Benazzi Filho, o curso foi muito importante. "Achei o curso muito bom, detalhista e de bastante utilidade prática", destacou. "Foi um curso bastante completo, intenso, que mesmo sendo bastante puxado em termos de horário, valeu muito a pena", completou o diretor regional.

Passos explicou a importância dos serviços cartorários na identificação de fraudes e ainda o papel individual de cada funcionário na análise dos documentos e assinaturas. "Costumo dizer que todo o trabalho de verificação de assinaturas em cartório não é um trabalho de perícia, mas pode muito bem se atentar em diversos detalhes, inclusive uma análise detalhada feita no que chamamos de "quartinho dos horrores"", explicou.

Participaram desta 4ª edição do curso de Grafotécnica Digital os cartórios dos municípios de Alvinlândia, Assis, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Distrito de Conceição do Monte Alegre, 7° Subsditrito da Capital - Consolação, Cruzália, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Florínea, Guaiçara, Herculândia, Ipaussú, Lupércio, Maracaí, Marília, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Piraju, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Anastácio, Rinópolis e Tupã.

O curso de Grafotécnica Digital tem o objetivo de preparar oficiais, substitutos, escreventes se auxiliares para tornarem-se habilitados para realizar, posteriormente, o curso de formação de "Agentes de Registro". Nas próximas semanas, Luiz Gabriel Costa Passos levará o curso para outras regiões do Estado. Não perca o período de inscrições na sua região.


Deixe seu comentário
 
 
851876

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 126.719.165
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP