Notícias

30 de Junho de 2008

Curso de Grafotécnica Digital reúne Oficiais da regional de Bauru

Em sua décima edição, evento capacitou funcionários de cartórios a realizarem o curso de formação de agentes de registro.

No último sábado (28.06), a cidade de Bauru recebeu a visita calorosa de oficiais do registro civil, notas e protestos da região para assistir ao curso de Grafotécnica Digital, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Os 60 inscritos no curso lotaram o salão do Obeid Plaza Hotel para acompanhar a palestra do professor e perito em documentoscopia Luiz Gabriel Costa Passos. Iniciando a apresentação, o diretor Regional de Bauru Ademilson Luiz Mendes Novelli, Oficial do cartório do 1º Subdistrito do município, agradeceu a presença de todos no curso, em busca do aprimoramento da classe.

Dando início ao curso, Passos falou sobre a importância da verificação do documento ser original ou impresso. De modo bastante descontraído, o perito em documentoscopia prendeu a atenção de todos explorando minuciosamente características como formas, traçado e movimentos das letras.

Na primeira parte da aula, os presentes aprenderam técnicas básicas de escrita para a verificação de assinaturas. Na segunda, o perito apresentou técnicas para identificação de documentos como RG e CNH. Passos também explicou a diferença do trabalho de perito e as análises realizadas pelos cartórios. "Vocês precisam saber identificar as falsificações mais grosseiras, o que causar dúvidas é trabalho do perito", atentou.

O professor ressaltou a importância da utilização da lupa na verificação da autenticidade de documentos e assinaturas. "Existe uma cultura em alguns locais para uma verificação explícita de documentos, como uma atitude clara do cartório pensando em seus clientes", constatou.

A questão do "olho no olho" também foi abordada pelo professor, que incentivou os profissionais dos cartórios a sempre olharem no olho de quem esta fornecendo o documento. "É como se fosse uma análise psicológica, dependendo da pessoa, ela vai acabar se entregando se o documento for falso".

Presentes em sua totalidade, os funcionários do cartório do 1° Subdistrito de Bauru adoraram o curso. "O professor dá dicas que facilitam nossa observação, permitindo que nosso trabalho seja mais seguro, rápido e eficiente", revelou o escrevente Erico Brener da Silva Torres. "A aula é muito dinâmica e o professor é bastante objetivo, ele trata com uma linguagem simples sobre assuntos do nosso cotidiano", reforçou o também escrevente Fabio Junior Damasceno.

Para o diretor regional Novelli, o curso também é uma oportunidade de capacitar os novos colegas. "Trazer os funcionários do cartório representa o crescimento de cada um dentro da serventia. Pois todos terão conhecimento para desempenharem suas funções com mais segurança".

A opinião é compartilhada pela Substituta do cartório de Registro Civil de Pederneiras, Adriana Carvalho de Araújo. "É a primeira vez que participo de um curso de grafotécnica, adorei. A partir dele, conhecemos elementos que facilitam nosso dia-a-dia", diz. "O professor é dinâmico, motivador, conhece profundamente a matéria e nos permite outra visão de nosso trabalho", completa a escrevente Carmen Lúcia Stabile dos Santos.

O oficial do Registro Civil de Lucélia, Alexandre Viciolli aproveitou o curso realizado em Bauru. "Sou de Jaú e venho para essa região nos finas de semana, por isso dei preferência ao curso aqui em Bauru". Viciolli achou o curso bastante proveitoso. "Ainda mais para mim, que estou em uma região com muitos presídios, trabalhamos com muito RGs e faço muitas autenticações. O curso é fundamental. Não imaginava que havia tantas características a serem analisadas".

A novidade também foi grande para os profissionais do Colégio de Registro de Imóveis do Paraná, que vieram para cumprir a exigência para instalação da AR. "Não trabalhamos em cartório, muito do que se falou é novidade para nós, sabemos da teoria, mas não temos a prática cartorária", declarou Andressa de Moraes Beraldi. "Com este curso, teremos o respaldo para atuar como agentes de registro, buscando sempre a integração das classes", completou Michael Luiz Pereira.

Estiveram presentes, os cartórios de Registro Civil de Agudos, Barra Bonita, Lençóis Paulistas, Lucélia, Pederneiras, Pirajuí, Taquarituba, 1° e 2° Subdistritos de Bauru, 1° e 2° Subdistritos de Botucatu e os cartórios de Registro Civil e Notas de Ubirajara, Paulistânia, Cabrália Paulista e ainda o cartório de Notas e Protesto do 3° Subdistrito de Bauru e o CRIP de Campo Mourão, no Paraná.

Encerrando o evento, Novelli agradeceu a participação, atenção e paciência de todos, assim como os ensinamentos passados pelo professor Passos.

Assine nossa newsletter