Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Grafotécnica Digital reúne Oficiais da regional de Bauru
Sessão de Fotos Relacionada: Santo André realiza nona edição do Curso de Grafotécnica

Em sua décima edição, evento capacitou funcionários de cartórios a realizarem o curso de formação de agentes de registro.

No último sábado (28.06), a cidade de Bauru recebeu a visita calorosa de oficiais do registro civil, notas e protestos da região para assistir ao curso de Grafotécnica Digital, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Os 60 inscritos no curso lotaram o salão do Obeid Plaza Hotel para acompanhar a palestra do professor e perito em documentoscopia Luiz Gabriel Costa Passos. Iniciando a apresentação, o diretor Regional de Bauru Ademilson Luiz Mendes Novelli, Oficial do cartório do 1º Subdistrito do município, agradeceu a presença de todos no curso, em busca do aprimoramento da classe.

Dando início ao curso, Passos falou sobre a importância da verificação do documento ser original ou impresso. De modo bastante descontraído, o perito em documentoscopia prendeu a atenção de todos explorando minuciosamente características como formas, traçado e movimentos das letras.

Na primeira parte da aula, os presentes aprenderam técnicas básicas de escrita para a verificação de assinaturas. Na segunda, o perito apresentou técnicas para identificação de documentos como RG e CNH. Passos também explicou a diferença do trabalho de perito e as análises realizadas pelos cartórios. "Vocês precisam saber identificar as falsificações mais grosseiras, o que causar dúvidas é trabalho do perito", atentou.

O professor ressaltou a importância da utilização da lupa na verificação da autenticidade de documentos e assinaturas. "Existe uma cultura em alguns locais para uma verificação explícita de documentos, como uma atitude clara do cartório pensando em seus clientes", constatou.

A questão do "olho no olho" também foi abordada pelo professor, que incentivou os profissionais dos cartórios a sempre olharem no olho de quem esta fornecendo o documento. "É como se fosse uma análise psicológica, dependendo da pessoa, ela vai acabar se entregando se o documento for falso".

Presentes em sua totalidade, os funcionários do cartório do 1° Subdistrito de Bauru adoraram o curso. "O professor dá dicas que facilitam nossa observação, permitindo que nosso trabalho seja mais seguro, rápido e eficiente", revelou o escrevente Erico Brener da Silva Torres. "A aula é muito dinâmica e o professor é bastante objetivo, ele trata com uma linguagem simples sobre assuntos do nosso cotidiano", reforçou o também escrevente Fabio Junior Damasceno.

Para o diretor regional Novelli, o curso também é uma oportunidade de capacitar os novos colegas. "Trazer os funcionários do cartório representa o crescimento de cada um dentro da serventia. Pois todos terão conhecimento para desempenharem suas funções com mais segurança".

A opinião é compartilhada pela Substituta do cartório de Registro Civil de Pederneiras, Adriana Carvalho de Araújo. "É a primeira vez que participo de um curso de grafotécnica, adorei. A partir dele, conhecemos elementos que facilitam nosso dia-a-dia", diz. "O professor é dinâmico, motivador, conhece profundamente a matéria e nos permite outra visão de nosso trabalho", completa a escrevente Carmen Lúcia Stabile dos Santos.

O oficial do Registro Civil de Lucélia, Alexandre Viciolli aproveitou o curso realizado em Bauru. "Sou de Jaú e venho para essa região nos finas de semana, por isso dei preferência ao curso aqui em Bauru". Viciolli achou o curso bastante proveitoso. "Ainda mais para mim, que estou em uma região com muitos presídios, trabalhamos com muito RGs e faço muitas autenticações. O curso é fundamental. Não imaginava que havia tantas características a serem analisadas".

A novidade também foi grande para os profissionais do Colégio de Registro de Imóveis do Paraná, que vieram para cumprir a exigência para instalação da AR. "Não trabalhamos em cartório, muito do que se falou é novidade para nós, sabemos da teoria, mas não temos a prática cartorária", declarou Andressa de Moraes Beraldi. "Com este curso, teremos o respaldo para atuar como agentes de registro, buscando sempre a integração das classes", completou Michael Luiz Pereira.

Estiveram presentes, os cartórios de Registro Civil de Agudos, Barra Bonita, Lençóis Paulistas, Lucélia, Pederneiras, Pirajuí, Taquarituba, 1° e 2° Subdistritos de Bauru, 1° e 2° Subdistritos de Botucatu e os cartórios de Registro Civil e Notas de Ubirajara, Paulistânia, Cabrália Paulista e ainda o cartório de Notas e Protesto do 3° Subdistrito de Bauru e o CRIP de Campo Mourão, no Paraná.

Encerrando o evento, Novelli agradeceu a participação, atenção e paciência de todos, assim como os ensinamentos passados pelo professor Passos.


Deixe seu comentário
 
 
111871

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.027.524
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP