Notícias

28 de Julho de 2008

Campinas recebe a 14ª edição do curso de Grafotécnica Digital

Participantes lotaram auditório do Hotel Nacional Inn para participar do curso ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos

No último sábado (26.07), a cidade de Campinas recebeu Oficiais, escreventes e auxiliares do Registro Civil e Notas de vários municípios de São Paulo para assistirem à décima quarta edição do Curso de Grafotécnica Digital, promovido pela Arpen-SP, realizado no hotel Nacional Inn.

Com o objetivo de preparar a classe para se tornar apta a realizar o curso de formação de "Agentes de Registro", bem como capacitar, especializar e esclarecer escreventes e auxiliares sobre as principais características da identificação de documentos, os 100 inscritos no curso acompanharam a animada e descontraída palestra do professor e perito em documentoscopia Luiz Gabriel Costa Passos.

Iniciando a apresentação, o vice-presidente da Arpen-SP e Oficial do cartório de Registro Civil de Itu, José Claudio Murgillo, agradeceu e destacou a importância da presença dos participantes: "É extremamente relevante que vocês compareçam aos cursos que a Arpen-SP promove. Eles são de grande valia para nossa classe e não teriam sentido sem vocês aqui. Agradeço a presença de todos e do professor Passos, que dispensa apresentações".

Na primeira parte do curso os presentes aprenderam sobre verificação de assinaturas. O professor destacou o advento da informática que dificultou o trabalho de identificação de fraudes. "Hoje temos que ser muito mais atentos na verificação de autenticidade dos documentos. A informática possibilitou falsificações com maior qualidade". Dando continuidade a palestra abordou os métodos de avaliação de assinatura por meio dos hábitos gráficos e exame dos movimentos grafocinéticos.

Passos ressaltou as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Quem dá o veredicto sobre a autenticidade de uma assinatura é o perito. No cartório, vocês precisam fazer a conferência para detectar falsificações mais grosseiras, através de técnicas como a análise da forma, traçado, alinhamentos gráficos, expansão lateral, espaçamentos gráficos e etc".

Outro ponto destacado na aula foi a importância dos cartões de assinatura dos cartórios terem opção de linhas pautadas e sem pautas. "Este detalhe é mais um diferencial na hora de avaliar uma assinatura. A maneira como a pessoa escreve com ou sem linha é uma importante característica".

Ao transplantar o raciocínio pericial para a verificação rápida, o perito explicou os diferentes tipos de falsificação existentes e alertou que a verificação realizada no cartório deve ser rápida, mas não superficial. "Com o tempo, vocês vão se tornando mais hábeis e velozes", afirmou.

"Eu trabalho em cartório há 11 anos e mesmo com essa experiência acredito que um curso como este transmite segurança para a prática do dia a dia. São muitos detalhes. Penso que o curso é importante tanto para quem está iniciando na profissão quanto para os mais antigos, pois recicla e aprofunda", disse Maria Anita Bueno de Moura, do RC de Bragança Paulista.

Para Thiago Henrique Leite do RC de Barão Geraldo a aula garante maior segurança na hora de conferir documentos e assinaturas. "O curso é muito bom. É a primeira vez que eu faço e gostei bastante. A didática do professor ajuda no aprendizado e o conhecimento passado será essencial na hora de fazer a avaliação de documentos e assinaturas".

A segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como cédulas de identidade e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos presentes. "Muita coisa abordada no curso eu desconhecia. O professor é dinâmico e fácil de entender, demonstra bastante experiência. Gostei muito e saio daqui levando novos e importantes conhecimentos", constatou Letícia Guimarães do RC de Socorro.

O Oficial Substituto do cartório de Sumaré, Felipe Castro, já participou de outros cursos, mas encontrou neste um diferencial. "Este curso é bem detalhado, completo. Nos ajuda adquirir técnicas para identificar falsários. O professor Passos é um perito!".

Exercícios práticos de verificação de autenticidade deram aos participantes a oportunidade de treinar a teoria aprendida e tirar dúvidas sobre o tema exposto. Fabio Tadeu Moi do RC de Analândia já participou de outro curso de grafotécnica, mas acredita que este desenvolveu o tema de maneira profunda e técnica. "O professor tem uma ótima didática. É a segunda vez que faço um curso deste tipo e achei este mais denso, com certeza vai me dar mais perícia para o trabalho e colaborar para a classe na prestação de um serviço mais seguro".

Participaram desta 14ª edição do curso de Grafotécnica Digital, os cartórios de Aguaí - Registro Civil e Notas, Analândia - Registro Civil e Notas, Bragança Paulista, Caconde, Campinas - 1º Registro Civil, Campinas - 3º Registro Civil, Campinas " Barão Geraldo, Carapicuíba, Casa Branca, Conchas, Engenheiro Coelho - Registro Civil e Notas, Holambra - Registro Civil e Notas, Hortolândia - Registro Civil e Notas, Indaiatuba - 1º Notas e Protesto, Indaiatuba - Registro Civil, Itapira, Itupeva - Registro Civil e Anexo, Jaguariúna - Registro Civil, Notas e Protesto, Limeira, Mairinque - Registro Civil e Notas, Mogi Guaçu, Piracicaba - 3º Notas, São Paulo - Capela do Socorro - 32º Registro Civil, Socorro, Sumaré e Vinhedo.

Assine nossa newsletter