Notícias

14 de Julho de 2008

Regional de Araraquara recebe a 12° edição do curso de Grafotécnica Digital

Cumprindo seu cronograma de capacitação de funcionários de cartórios para tornarem-se aptos a realizar o curso de Agentes de Registro, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (12.07), no Salto Grande Hotel Fazenda, na cidade de Araraquara, a 12ª edição do curso de Grafotécnica Digital, capacitando os funcionários de cartórios na prestação de um serviço cada mais ágil e seguro à população.

O evento promovido e organizado pelo diretor regional de Araraquara, Alberto Scarpa Varanda, contou com a presença do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, e também do diretor regional de Ribeirão Preto, Fernando Rodini, que esteve representando o diretor regional Antônio Rodini Luiz. "Vocês são a grande razão de estarmos promovendo este curso e podem ter certeza que vão assistir a uma aula primorosa. Fiz um curso de pós-graduação com o professor Luiz Gabriel e posso garantir que sua aula é sensacional", disse Custódio.

"Mesmo para nós que já temos experiência de 30 anos na função um curso como este transmite muito mais segurança para a prática do dia a dia no balcão do cartório", afirmou o diretor regional de Araraquara, Alberto Scarpa Varanda. "O curso é bastante completo, o professor foca detalhes que às vezes passam despercebidos e que contribuirão muito para identificarmos fraudes no balcão do cartório", completou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo Oficial de Registro Civil de Nova Europa, Lucas de Arruda Serra, que havia assistido outras aulas de grafotécnica. "Sem dúvida o curso é bastante completo e detalhista. O professor tem uma ótima didática e facilita muito o aprendizado", destacou.

Na primeira parte do curso, as 100 pessoas que compareceram ao evento aprenderam técnicas básicas de verificação de assinaturas, como diferenças de formas, traçado e dinamismo da escrita. "A evolução da escrita mostra diferentes características no desenvolvimento das letras", lembrou Passos.

O professor ressaltou as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Falsificações grosseiras são detectadas pelo cartório por meio da análise das formas, traçado e dinamismo da letra. A falsificação de boa qualidade só o perito tem qualificação e obrigação de determinar. O perito tem que verificar o perfil gráfico da pessoa. Colhe de 20 a 30 assinaturas para dar um veredicto".

Já a segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como RG e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos participantes.
A oficiala do 2º subdistrito de São Carlos, Carmen Sueli Corrêa Destro, que participou pela primeira vez de um curso de Grafotécnica, aproveitou para tirar dúvidas. "Vai mudar bastante a rotina da serventia. Abriu bem a cabeça da gente pra ver como funcionam as documentações".

Para Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, oficial designado do cartório de Registro Civil e Notas de São Lourenço do Turvo, o curso foi muito importante para dar segurança ao trabalho do dia-a-dia. "O professor explica muito bem. Surpreende a todos por gravar os nomes de todos, o que deixa a pessoas mais atenta para o curso".

Participando pela terceira vez de um curso de Grafotécnica, a oficiala do cartório de Registro Civil de Descalvado, Ligia Maria Zanin, achou o professor extremamente didático. "É a terceira vez que eu faço. Cada vez, aprendemos mais. Foi muito proveitoso, bom para visualizar as diferentes situações que podemos enfrentar".

Participaram desta 12ª edição do curso de Grafotécnica Digital, os cartórios de Agulha, Araraquara - 1° Subdistrito, Araraquara - 2° Subdistrito, Araraquara - 1° Tabelião de Notas e Protesto, Brotas, Descalvado, Gavião Peixoto, Guariroba - Taquaritinga, Ibaté, Jurupema - Taquaritinga, Matão, Nova Europa, Olímpia, Pardinho, Porto Ferreira, Ribeirão Preto - 2° Subdistrito, Rubião Júnior - Botucatu, Santa Lúcia, São Carlos - 2° Subdistrito, São Carlos - 1° Subdistrito, São José do Rio Preto - 4° Tab. Notas, São Lourenço do Turvo, Tabatinga, Vista Alegre do Alto, Ribeirão Bonito e Barretos - 1° Subdistrito.

Assine nossa newsletter