Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Regional de Itapeva recebe o 1° curso promovido pela Arpen-SP
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Grafotécnica Digital em Itapeva

Recém criada região administrativa da Arpen-SP recebeu a 16ª edição do curso de Grafotécnica Digital.

Contando com a presença de cerca de 40 pessoas, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou no último sábado (09.08) seu primeiro evento na recém-criada regional de Itapeva, coordenada pelo Diretor Regional Renato César Proença Genovezzi, Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais do município de Itapeva.

A 16ª edição do curso de Grafotécnica Digital, ministrado pelo perito em Documentoscopia Luiz Gabriel Costa Passos contou com a presença de diversos Oficiais da região de Itapeva, que prestigiaram o primeiro evento da nova regional.

"Foi gratificante mobilizar meus colegas da regional de Itapeva para participarem do curso porque eu não achei que mais de 40 pessoas fossem se inscrever, o que é muito bom, excelente. Mas eu fiquei surpreso mesmo. Eu achei que o primeiro evento organizado pela Arpen-SP a regional de Itapeva foi muito bom, de boa qualidade, bem organizado. Pretendo promover, junto a Arpen-SP, outros eventos aqui na cidade", afirmou o diretor regional.

Ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos, o curso foi elaborado com o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, Escreventes e Auxiliares para tornarem-se aptos a realizarem posteriormente o curso de formação de "Agentes de Registro", bem como capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos. "Eu preparei o curso pensando no dia-a-dia das serventias, de maneira a torná-lo mais usual, ou seja, o mais próximo possível da realidade dos cartórios. Mas não significa que ele não seja teórico. Eu digo sempre durante os cursos que ele não é para peritos, e sim para uma verificação rápida, por isso ele tem que ser prático", revelou.

"Eu achei o curso muito bom, instrutivo. O professor Luiz Gabriel prende bastante a atenção da gente", destacou o Oficial de Itapeva e Diretor Regional Renato César Proença Genovezzi. "Eu gostei muito, achei bem interessante. É uma experiência diferente. Espero saber usar o conteúdo do curso porque é muito importante, ajuda na segurança da serventia e, principalmente, nos ajuda a encontrar algumas respostas as nossas dúvidas. Depois de fazer um curso como esse, a gente fica mais esperta e mais desconfiada", disse a Oficiala Maura Aparecida Abrami Monteiro Spaluto, do município de Buri.

Na primeira parte do curso, as 40 pessoas que compareceram ao evento aprenderam técnicas básicas de verificação de assinaturas, como diferenças de formas, traçado e dinamismo da escrita. "A evolução da escrita mostra diferentes características no desenvolvimento das letras", lembrou Passos.

O professor ressaltou também as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Falsificações grosseiras são detectadas pelo cartório por meio da análise das formas, traçado e dinamismo da letra. A falsificação de boa qualidade só o perito tem qualificação e obrigação de determinar. O perito tem que verificar o perfil gráfico da pessoa. Colhe de 20 a 30 assinaturas para dar um veredicto", disse Passos.

Já a segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como RG e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos participantes.

"Eu adorei o curso, é ótimo. O professor é muito bom. Eu já tinha feito o curso antes e gostei. Fiz agora de novo e também gostei. Valeu a pena. Super importante para levar o conteúdo para os meus funcionários. Sempre que tiver esses cursos eu vou querer participar e levar os funcionários da serventia também", disse a Oficiala de Apiaí, Alessandra Campos Duarte Soares. "Foi tudo ótimo, excelente. É a primeira vez que eu faço o curso, mas sempre que tiver eu vou fazer porque sempre acrescenta ou reforça o conhecimento da gente. E o professor é muito bom também", destacou a Oficiala de Arandu, Miako Sakaniva Lourenço.

"Gostei, eu adorei o curso. Pena ser apenas um. O curso serviu para nos orientar a respeito das falsificações de assinaturas e fraudes em documentos. Além das dúvidas que o professor, com toda a sua didática, nos ajudou a solucionar", finalizou o Oficial de Guapiara Mario Bueno de Sampaio.

Participaram da 16ª edição do curso de Grafotécnica Digital os cartórios dos município de Apiaí, Distrito de Araçaíba, Arandu, Barra do Chapéu, Buri, Campina do Monte Alegre, Coronel Macedo, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Riversul, Taguaí, Taquarivaí e Itaóca.


Deixe seu comentário
 
 
502816

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 129.522.199
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP