Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Documentoscopia é sucesso de público e organização na Regional de Marília
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Documentoscopia em Marília

Curso de Grafotécnica em Marília, coordenado pelo diretor regional e Oficial de Registro Civil Antônio Francisco Parra reuniu 101 pessoas no hotel SunValley e tornou-se modelo de organização para as demais regiões do Estado

A Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo) através da regional de Marília, coordenada pelo oficial Antônio Francisco Parra, realizou ontem (06.03.2004) o Curso de Documentoscopia, ministrado pela perita do Instituo de Criminalística de São Paulo, Maria Leonor Bittencourt. O objetivo do evento foi aperfeiçoar e oferecer subsídios que possam detectar falsificações e adulterações em sua atividade diária.

Segundo Maria Leonor, é imprescindível que os Oficiais analisem os documentos a partir do todo e passem a detalhá-los para evitar a ação dos falsários. "O problema existe. Cabe a nós buscarmos subsídios de segurança para que possamos trabalhar contra essa realidade. Quem não se atualizar vai ficar atrasado no tempo", comentou.

Na avaliação da perita a falsificação tem crescido a cada dia, por causa da ociosidade. "O desemprego leva as pessoas a terem tempo para pensar em meios de ganhar dinheiro de alguma forma. A falsificação é um caminho, disse.

Presente no curso o presidente da Arpen, Nélson Hidalgo Molero, afirmou que as pessoas estão fazendo barbaridades para adulterar documentos. Muitas vezes, quem arca com o prejuízo são os próprios cartórios. "Se a documentação falsificada é reconhecida pelo cartório como real, a responsabilidade é do cartório", afirmou.

De acordo com o Oficial responsável pela coordenação da Arpen regional, cursos com peritos de São Paulo serão realizados em todo o Estado. "Desta forma a Arpen leva informações aos pequenos cartórios que não têm condições de buscá-las na sede em São Paulo", comentou. Cento e uma pessoas participaram do curso realizado ontem (06.03.2004).

Leia matéria completa na próxima edição do Jornal da Arpen-SP

Fonte: Jornal da Manhã


Deixe seu comentário
 
 
608740

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.062.865
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP