Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Ribeirão Preto inicia Programa de Certificação Digital da Arpen-SP
Sessão de Fotos Relacionada: Ribeirão Preto inicia Programa de Certificação Digital

Associação doou 84 certificados digitais na primeira ação de capacitação dos registradores paulistas. Próximo evento é dia 23 de maio, em Marília.

Ribeirão Preto (SP) - Em uma ação inédita, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) iniciou um amplo Programa de Certificação Digital para os Registradores Civis paulistas com a distribuição de certificados digitais gratuitos a seus associados. A primeira edição do projeto, realizada na cidade Ribeirão Preto no último sábado (25.04), abrangeu os registradores civis das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca e realizou um total de 84 emissões.

Além da distribuição dos certificados digitais aos associados da entidade que compareceram ao encontro, foram ministradas duas palestras pelo consultor de Certificação Digital da entidade, Manuel Matos, intituladas "Reflexo das Leis 11.280/06 e 11.419/16 no Poder Judiciário e na atividade registral", que abordou a legislação do documento eletrônico inerente à atividade registral, e "Instalações Técnicas: servindo mais clientes com menor custo", que orientou os cartórios na preparação de suas salas para emitirem certificados digitais.

Os certificados digitais foram distribuídos apenas aos registradores que compareceram ao evento, sendo que aqueles que não estiveram presentes terão que comprá-lo, caso venham a se interessar pelo documento eletrônico, que em breve será necessário para acessar a Intranet da Arpen-SP, o Portal Extrajudicial, além de aplicações já disponíveis pela Receita Federal. Após este primeiro semestre, a Arpen-SP avaliará a realização deste programa nas demais regiões do Estado de São Paulo.

Os presentes no evento e que obtiveram o seu certificado digital, receberam da entidade gratuitamente hardwares (leitoras dos certificados) e o software Assinador e Visualizador Bry. Além disso, os Oficiais que estiveram presentes tiveram desconto especial para se tornarem Instalações Técnicas (Its), vinculadas a AR-Arpen-SP.

Presente à ação o presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, abriu o encontro agradecendo a presença de todos e enfatizando a importância do envolvimentos dos Oficias neste programa. "Este é um ato inédito da Arpen-SP, certificar todos os registradores do Estado de São Paulo. Estamos começando por Ribeirão, mas vamos percorrer todo o Estado", afirmou.

Também presente ao evento, Alberto Scarpa Varanda, diretor regional de Araraquara, apoiou a iniciativa do novo projeto da Arpen-SP. "Nós temos que agradecer sempre a atuação da Arpen-SP junto aos colegas do interior do Estado. É muito importante o documento eletrônico. Torço para que haja um maior interesse de nossa parte para a concretização dessa idéia", expõe.

"Essa é uma iniciativa louvável da associação em contemplar os colegas com o certificado digital. Agrada em cheio a classe. Essa evolução é necessária, é realmente importante para a nossa atividade", avaliou Antonio Ernesto Rodini Luiz, diretor regional de Ribeirão Preto.

Rodrigo Serra, Oficial de Gavião Peixoto, também esteve presente e se mostrou bastante motivado pela iniciativa, assim como Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, Oficial do Distrito de São Lourenço do Turvo, no município de Matão. "A Arpen-SP está de parabéns. Essa é mais uma ferramenta", disse Serra. "A evolução da informática também passa pelo registro civil, que lida diretamente com o público. E, que o registrador acompanhe essa evolução", completou Domingues.

"A Arpen-SP tem demonstrado, com todas essas iniciativas, que está à frente. Nós devemos nos preparar para o inevitável. E podemos fazer isso, graças a associação. Em pouco tempo, todos nós estaremos qualificados", destacou Gláucia Fabrini Cruger, Oficiala do 1º Subdistrito de Barretos.


Deixe seu comentário
 
 
902770

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.125.810
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP