Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Arpen-SP promove curso de formação de Agentes de Registro em Campinas
Sessão de Fotos Relacionada: Arpen-SP promove curso de formação de Agentes em Campinas

Associação promoveu, nos dias 25 e 26 de abril, aula de capacitação para cartórios de Registro Civil da regional de Campinas.

Nos dias 25 e 26 de abril, no hotel Nacional Inn, na cidade de Campinas, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu a terceira edição do curso de formação de agentes de registro no Interior paulista, com o objetivo de capacitar funcionários de cartório para a emissão de certificados digitais à população, conforme prevê o item 3.2.1.3 da Resolução 47 da ICP-Brasil, que regulamenta o funcionamento de Instalações Técnicas, que por sua vez deverão estar vinculadas à AR-Arpen-SP.

Presente no evento, o vice-presidente da Arpen-SP, José Cláudio Murgillo, em seu discurso de abertura, agradeceu a presença de todos, convidando-os a acompanharem as evoluções das atividades registrais, juntamente com a Arpen-SP, rumo ao progresso e modernização, principalmente com a chegada da certificação digital.

"Agradeço a presença de todos. Estamos com a casa cheia. Essa é mais uma iniciativa inédita da Arpen-SP. Estamos formando os agentes e, agora, distribuindo os certificados gratuitamente para os registradores. É muito importante que todos vocês enxerguem esse projeto como um acréscimo de atividade para as serventias e, não, como um fator negativo", destacou.

Eduardo Aguiar, professor do curso durante os dois dias de aula, apresentou aos participantes o certificado digital, explicando o que é, para quê serve e suas aplicabilidades. O curso abrangeu ainda a parte técnica da instalação de uma Autoridade Certificadora e de uma Instalação Técnica, os procedimentos adequados para solicitar um certificado digital e como assinar um documento eletrônico e um e-mail digitalmente.

"Esse projeto é fundamental para a busca de se conseguir atingir todos os Registradores Civis. Esse curso é a principal iniciativa de 'reinvenção' das atividades dos Registradores", afirmou Mario de Carvalho Camargo Neto, Oficial do cartório de Capivari. Com a mesma opinião, Juliana Gonzales Gonçalves Carrara, Oficiala do cartório de Casa Branca destacou a importância da ação. "O curso é muito bom e a intenção é a mais importante. O professor também é muito bom. Soube explicar bem, do começo ao fim", completou Juliana.

Também compartilharam da mesma opinião as Oficialas de Socorro e Porto Feliz, Renata do Amaral Fonseca Pantuzi e Jane Maria Sibaldelli Romantini, respectivamente. "O curso foi ótimo. Muito bacana a idéia de levar a todos o certificado digital, embora a carga horária do curso seja um pouco cansativa. Mas a Arpen-SP está de parabéns pela iniciativa, por oferecer essa oportunidade para os cartórios do interior. Agradeço a Arpen-SP esta oportunidade", disse Renata.

A iniciativa torna-se ainda mais relevante em razão da iminente utilização de certificados digitais para o acesso a Intranet da Arpen-SP, bem como ao Portal Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Além disso, a Arpen-SP sorteou dois certificados digitais entre os presentes, que por sua vez já terá acesso gratuito para a utilização do assinador Bry Signer configurado para acessar o carimbo do tempo da ACBR. Ganharam os certificados Jane Maria Sibaldelli Romantini, Oficiala de Porto Feliz, e Vania Paula Claus de Oliveira, do cartório de Pirassununga.

Também estiveram presentes para o curso a Diretora Regional de Campinas, Elizabete Josina Vicentin Vale Gaeti. "É muito importante este curso, principalmente pela dificuldade que os cartórios do interior têm para ir até a Capital. Vale ressaltar mais uma vez que o certificado digital é uma necessidade para quem quer atuar nessa nova frente, nessa nova visão do Registro Civil. É uma continuação da nossa atividade. O professor também esta de parabéns. Ele é muito claro e objetivo", finalizou.

O curso, que teve o auditório lotado, contou com a participação dos cartórios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Hortolândia, Itatiba, Socorro, Porto Feliz, Limeira, Monte Mor, Elias Fausto, Bragança Paulista, Pirassununga, Itu, 2º e 3º de Campinas, Capivari, Casa Branca, Holambra, Porto Ferreira, 1º de Franca e Cachoeira das Emas.


Deixe seu comentário
 
 
924443

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.114.248
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP