Notícias

09 de Maio de 2004

Jaime Araripe é reeleito presidente da Arpen-Brasil

Em assembléia geral extraordinária realizada no último sábado, dia 8, na sede da Arpen Brasil, em Fortaleza, oficiais do Registro Civil de todo o País criarão o Instituto Arpen Brasil e quatro novas diretorias, uma delas especialmente destinada a promover a Responsabilidade Social. As inovações serão possíveis, graças a uma atualização no Estatuto da Associação, iniciativa proposta pelo presidente da Associação, Jaime Araripe, que recebe o apoio de representações de vários estados.

As inovações foram propostas em reunião realizada no último dia 6 de maio, no hotel St. Paul, em Brasília, onde presidentes de 14 Arpens Estaduais, que estavam reunidos para discutir o Plano Nacional de Erradicação do Sub-registro, e que manifestaram seu apoio à reeleição do atual presidente da Associação Nacional, referendada na Assembléia Geral Extraordinária no último sábado.

Nesta reunião, a Arpen-SP contou com quatro representantes de suas diretoria, entre eles, José Emgydio de Carvalho Filho - que representou o atual presidente, Nélson Hidalgo Molero - , Oscar Paes de Almeida Filho, Reinaldo Velloso dos Santos e Sinval de Oliveira Salvador. Após presenciar a explanação de cada presidente das Arpens Estaduais, Oscar Paes de Almeida Filho propôs que a Arpen-SP adotasse um Estado onde implementaria ações de desenvolvimento e capacitação de seu registro civil.

"Podemos abrir as portas da Arpen-SP aos Estados com maiores dificuldades, realizando campanhas e formulando ações que possam de alguma forma contribuir com o desenvolvimento do Registro Civil nas regiões mais necessitadas do país", explanou Oscar. Os Estados do Piauí, Sergipe e Paraíba se candidataram a receber a ajuda da Arpen-SP.

O Instituto Arpen Brasil será criado para desenvolver ações, parcerias, captação de recursos para investimento nas áreas da modernização do sistema de Registro Civil e treinamento de pessoal. O novo instrumento da Arpen Brasil também desenvolverá projetos e ações voltados para a promoção dos direitos humanos, como campanhas educativas da importância do Registro Civil e mobilizações sociais pela erradicação do sub-registro de Nascimento.

Para o presidente da Arpen Brasil, "a criação do Instituto dá seguimento à linha de atuação social que estamos desenvolvendo e reafirma o compromisso do Registrador brasileiro com a cidadania e a promoção dos Direitos Humanos". Araripe destacou a importância do Instituto para capacitar os profissionais do Registro Civil. "Vamos promover treinamento de informática e legislação, para acompanhar o processo de modernização do sistema registral, que acabamos de incluir no Plano Nacional para o Registro Civil de Nascimento".

Ao lado da diretoria de Responsabilidade Social serão criadas as diretorias para Assuntos Legislativos, Modernização e Informática e a de Integração Institucional. O projeto de modernização do organograma da Arpen Brasil inclui ainda um conselho técnico, composto de seis assessorias, para desenvolver ações especiais delegadas pela presidência da Entidade. "Estamos, ao mesmo tempo, descentralizando o protagonismo, estimulando a participação e valorizando o talento do associado", concluiu.

Além da reeleição do atual presidente Jaime de Alencar Araripe Júnior (CE), candidato único do pleito, foram reeleitos por aclamação para o biênio 2004/2006 Nino José Canani (RS) como vice-presidente da Entidade. A Arpen Brasil representa 8.200 cartórios de Registro Civil em funcionamento no Brasil.

Jaime Araripe é natural de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Direito Público, foi professor daquela Universidade durante 20 anos. É Oficial do Registro Civil da capital cearense e, há mais de dez anos exerce a liderança classista, sendo atualmente presidente da Arpen Brasil e da Anoreg-CE.

Assine nossa newsletter