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16 de Novembro de 2003

Cartório atende via internet e cria o Prêmio Qualidade

Reunidos em um congresso nacional, em Salvador, os cartórios brasileiros decidiram criar uma premiação nacional para reconhecer os profissionais do segmento que melhor atendem à população: o Prêmio Qualidade dos Notários e Registradores. Esta premiação será distribuída no próximo congresso da categoria e busca incentivar o aprimoramento constante do atendimento ao público. Além disso, representantes dos 20 mil cartórios do Brasil, discutem durante o congresso, a implantação da certificação digital e da Rede Brasileira de Cartórios, que estimula o bom atendimento e o Cartório 24 horas que já funciona em São Paulo.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, explica que ampliar a qualidade do atendimento ao usuário é uma das grandes preocupações da entidade. Bacellar informa que dentro deste contexto, a entidade vem desenvolvendo projetos e alternativas, voltadas a facilitar a vida do cidadão que necessita do serviço notarial e registral. "Recentemente criamos o Cartório 24 horas, um portal pelo qual o cidadão solicita qualquer certidão pela internet, e recebe o documento em casa via Sedex dos Correios", com validade jurídica, explica.

O serviço, disponível pelo site www.cartorio24horas .com.br, integra a Rede Brasileira dos Cartórios. Inicialmente, estará operando para o estado de São Paulo. A previsão é que até o fim de 2004 o sistema esteja atendendo todos os estados brasileiros. No Brasil, só com exceção da Bahia e do Acre, todos os demais cartórios são privados. E, por isso mesmo, eles são competitivos e muito bem equipados. Na opinião do presidente da Anoreg, Rogério Bacellar, os cartórios públicos não são competitivos e estão desaparelhados. E isto, é um fator desagregador, acentuou. Outro serviço defendido pelo presidente da Anoreg, é a Ouvidoria Nacional que já funciona através do e-mail presidente@anoregbr.com.br, onde a entidade vai ouvir e atender denúncias, sugestões, reclamações e fornecer informações sobre qualquer procedimento notarial e registra. A idéia é disponibilizar esse serviço também por via telefone e oferecer um serviço moderno, eficiente e de qualidade. O projeto Cartório 24 horas foi lançado recentemente, no final de outubro em São Paulo. Com a central de certidões online. Será possível solicitar documentos dos cartórios participantes, estando em qualquer parte do país, sem precisar se deslocar, já que a certidão é entregue em casa via Sedex, 72 horas depois que for pago o boleto impresso pelo usuário.

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia

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