Notícias

23 de Novembro de 2009

Empresas do Núcleo-BR se preparam para a Matrícula Única no Registro Civil

Empresas de programas de Registro Civil já desenvolveram tecnologia para o cálculo da Matrícula única - clique aqui e veja. Visite o site do Núcleo-BR (www.nucleobr.com.br) e saiba mais.

A partir de 1º de janeiro de 2010 o Governo Federal implantará a Matrícula Única para registros civis em todo o país, ou seja, todos os cartórios de Registro Civil do Brasil passarão a emitir certidões em um novo modelo bem como suas segundas vias. Este novo modelo permitirá a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito com o número de matrícula em cada registro, composto pelo código do cartório, número do livro, folha, termo, até o dígito verificador.

Os atos serão calculados individualmente, haverá novos campos para preenchimento nas certidões e um novo modelo de papel será padronizado o que renovará o sistema atualmente existente no País. Para que essas mudanças cheguem aos cartórios dentro do prazo e de maneira viável o Núcleo de Desenvolvedores de Softwares para Cartórios (Núcleo-BR), que representa as empresas desenvolvedoras de softwares para cartórios, está se preparando e trabalhando para atender essa demanda.

Segundo Paulo Gonçalves Siqueira, diretor-presidente da Nucleo-BR as empresas que fazem parte do Nucleo-BR estão trabalhando para entregar um serviço de qualidade aos cartórios. "Estamos preparados para entregar aos cartórios um produto de qualidade e dentro do prazo estipulado. Temos a portabilidade pronta e vamos implantar com sucesso", disse Siqueira.

Os cartórios de registro civil devem adaptar seus programas e contam com as empresas representadas pelo Nucleo-Br , que já estão preparando seus sistemas para a grande mudança que virá em 2010. Para Marcos Petrônio de Souza Barbosa, diretor-administrativo da entidade a população brasileira por meio do Governo Federal ganhará muito com a agilidade que chegará aos cartórios com a Matricula Única. "A rapidez, organização, informações precisas e alinhadas facilitarão as pesquisas, pois estarão padronizadas", declarou Petrônio.

O Nucleo-BR está buscando diminuir o impacto operacional no dia-a-dia dos usuários tanto das empresas associadas quanto do usuário final, dentro dos cartórios. "Os clientes das empresas que compõe o Nucleo-BR confiam no nosso trabalho, e estão colaborando conosco para uma agradável transição para o novo sistema da Matrícula Única", explica o diretor presidente.

Marcos Petrônio de Souza Barbosa falou ainda sobre o anseio da entidade em associar o máximo de empresas possíveis do ramo de tecnologia, pois assim os trabalhos tendem a fluir melhor, pois todos passam a falar uma mesma língua. "O Nucleo-BR tem uma campanha para que as empresas do ramo possam informar de maneira uniforme as mudanças, tanto a nova matrícula como os novos modelos de certidões e aqui no Nucleo-BR, nós podemos unificar a informação, discutindo as mudanças, as maneiras de atuação, sempre buscando atingir todos", afirmou.

A mudança prevista para o início do próximo ano trará inúmeros benefícios para os usuários, além de ser um grande passo na revolução digital cartorária do Brasil e isso significa uma participação atuante das empresas associadas ao NucleoBR. "Nós do Nucleo-BR estamos lisonjeados por participar da implantação da Matrícula Única que será um marco no país", finaliza Paulo Siqueira.

Assine nossa newsletter