Notícias

05 de Outubro de 2010

Regional de Franca promove nova edição do Curso de Grafotécnica

Cerca de 60 pessoas estiveram presentes no treinamento que qualificou Oficiais e funcionários quanto as principais características da identificação de documentos.
 
Franca (SP) - A Regional de Franca recebeu neste sábado (02.10), o Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos. Com o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, Escreventes e Auxiliares para tornarem-se agentes de suas respectivas Instalações Técnicas (IT"s), juntamente com o curso de Formação de Agente de Registro, o curso pretende ainda capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos.
 
O palestrante iniciou sua apresentação, para cerca de 60 pessoas, ressaltando a compreensão que tem em relação à dificuldade dos serventuários em reconhecer documentos, isto pela rapidez com que devem atender os clientes no balcão. Passos explicou que os documentos de identidade não têm todos os padrões nacionais, apenas a Carteira Nacional de Habilitação.
 
Costa Passos mais uma vez enfatizou que os serventuários são responsáveis pelas falsificações grosseiras e que a mais comum é a falsidade ideológica, ou seja, aquela feita por meio da carteira de identidade. Apresentou ainda as diversas informações sobre a estrutura dos documentos e formas de falsificação. Com isso mostrava a todos como identificar algo que se mostra normal, destacando linhas, impressões e os brasões de cada Estado.
 
"O curso está sendo muito proveitoso. Eu, particularmente, não sabia dos quesitos relacionados às fotos dos documentos para identificar as fraudes. É importante porque lidamos o tempo todo com abertura e reconhecimento de firma, procurações, enfim, não há dúvidas quanto à importância e utilidade de um curso como este, com todo esse conhecimento", afirmou Nilton Severiano de Oliveira Junior, Oficial de Registro Civil de Patrocínio Paulista.
 
O palestrante falou ainda sobre a análise dos fabricantes do papel que compõe o documento, pois papéis distintos em cada lado não são sinônimos de fraude. Após listar estas estruturas, Passos falou a todos para que analisassem sempre as fotos, que podem apresentar resquícios de corte ou cola e a impressão digital, explicando as diferenças entre a tinta correta e a tinta de carimbo, muito utilizada pelos falsários.
 
"Este curso não é importante só para os cartórios, mas para todos que lidam com documentos. Nos auxilia no reconhecimento, na identificação de documentos falsos. Ele é muito importante e necessário. Todo mundo fala de cidades pequenas, que todo mundo se conhece. Embora a cidade seja pequena, há a possibilidade de pessoas de outras cidades chegar até nós para fazer uma procuração por exemplo. Temos que estar preparados para essas situações atípicas também", comentou a Oficiala de Registro Civil de Fernando Prestes, Marta Pereira Bidurin.
 
Após uma pausa para o coffee-break, o palestrante passou a ensinar a análise da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seus dispositivos de segurança, tanto as novas quanto as antigas. Passos lembrou que muitos preferem falsear a CNH por conter três identificações em um só documento e detalhou como os falsários podem "imitar" o auto-relevo ou até mesmo reutilizá-los, apenas aproveitando a parte central.
 
"Este curso é de grande valia para a atividade notarial no tocante à prevenção da falsidade documental. É preciso repeti-lo sempre que possível, aperfeiçoando-se continuamente, pois no universo da fraude, a má-fé tem criatividade para se manifestar. Mais uma vez, parabéns à Arpen-SP por esta iniciativa no aprimoramento de conhecimento e discernimento dos integrantes da classe", disse a Oficiala de Registro Civil do 1º Subdistrito de Botucatu, Maria Cecília Mendes.
 
Depois de uma nova pausa de 15 minutos, Luiz Gabriel deu início à parte de Grafotécnica, descrevendo os modos de análise, forma, dinâmica, qualidades gerais e movimento. Foram apresentados casos de fraude em assinaturas e como identificá-los por meio dos quatro indícios. Os participantes receberam ainda dicas sobre como realizar a análise sem constranger quem estiver no balcão. Aprenderam também como orientar o próprio cliente a abrir uma firma que não facilite a falsificação.
 
Participaram do curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Franca, os cartórios de Registro Civil de Aramina, Botucatu " 1º Subdistrito, Cristais Paulista, Fernando Prestes, Franca " 2º Notas, Franca " 1º Subdistrito, Franca " 2º Subdistrito, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Preto " 1º Subdistrito, Ribeirão Preto " 2º Subdistrito, Sales Oliveira, São José da Bela Vista e Dourado.

Assine nossa newsletter