Notícias

29 de Abril de 2011

8º Subdistrito da Capital, em Santana, festeja seus 120 anos neste sábado (30.04)

Instalado em 1891, o cartório de Registro Civil do 8º Subdistrito da Capital, em Santana, completa, nesta sábado, 30.04, 120 anos de existência. Desde outubro de 1968, a serventia é administrada pelo Oficial Ernesto França Pinto Junior. O primeiro ato do registro civil lavrado no cartório foi o de óbito, em 12.07.1891. No mesmo mês, em 14.07.1891, foi feito o primeiro registro de nascimento. Já o de casamento foi registrado em 05.01.1895.

Santana é o principal bairro e um dos mais antigos da zona norte da cidade de São Paulo. Pertence ao distrito homônimo e é administrado pela Subprefeitura de Santana-Tucuruvi. Surgiu em 1782 e seu aniversário é comemorado no dia 26 de julho. Foi um dos primeiros bairros a ter um Dia Oficial, pela Lei 11.169 de 30 de março de 1992, sancionada pela prefeita Luiza Erundina.

Originado da Fazenda de Sant´Ana, propriedade da Companhia de Jesus, que foi citada pela primeira vez em 1560 pelo padre José de Anchieta, funcionou como o cinturão verde de São Paulo dos Campos de Piratininga. As terras da fazenda foram divididas em sesmarias no início do século XIX.

O império brasileiro começou a nascer na rua Alfredo Pujol, onde ficava a sede da fazenda, pois foi ali onde a família dos Andradas se estabeleceu e o lugar onde José Bonifácio de Andrada e Silva redigiu o manifesto paulista que ajudou na declaração do Fico por parte de D. Pedro I e posteriormente houve a independência do país em 1822. Um pequeno núcleo se formou no entorno da antiga fazenda. Na planta de 1897, já aparece um traçado de ruas, mas as casas concentravam-se exclusivamente ao longo de algumas destas.

O século XX marcou a integração de Santana à metrópole, dos bondes puxados a burros do século XIX à inauguração da primeira estação do metrô na década de 1970. Com esse processo de desenvolvimento e avanços em sua infraestrutura, o bairro transformou-se em um dos principais polos comerciais da zona norte e da cidade. Atualmente o bairro apresenta considerável adensamento populacional e o fenômeno da verticalização em virtude da valorização dos terrenos destinados às classes média, média-alta e alta.

Assine nossa newsletter