Notícias

04 de Junho de 2012

Arpen-SP e ESPM iniciam o curso de Gestão Estratégica de Serventias Extrajudiciais

Aula Magna proferida pelo Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, motiva e desafia os Registradores Civis das Pessoas Naturais a ampliarem suas atribuições.

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) deu início, nesta sexta-feira, 01.06, ao inédito curso de Gestão Estratégica de Serventias Extrajudiciais com a Aula Magna proferida pelo Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini.

O desembargador falou aos presentes sobre a importância do serviço prestado pelos Registradores Civis de Pessoas Naturais, incentivando a classe rumo à modernização de sua categoria, com a possibilidade de assumir novas atribuições. "O Registro das Pessoas Naturais, que eu sempre considerei o mais importante dos serviços delegados e que é o mais sacrificado dentre eles, porque é aquele que tem que exercer grande parcela da sua missão de forma gratuita, porque o Estado gosta de fazer cortesia com o chapéu alheio, é o guardião da memória da cidadania, da história do Brasil", afirmou Nalini.

Segundo o Corregedor o Registro Civil das Pessoas Naturais tem todo o material para auxiliar na área de políticas públicas, encarregadas de promover o desenvolvimento do Brasil. "O serviço prestado pelo Registro Civil deveria se apropriar de outras atribuições e mostrar ao Estado que pode ampliar as suas atribuições. É necessário antecipar-se, não esperar que as políticas públicas venham disciplinar o tema. Nós precisamos oferecer ao Governo as propostas das quais ele vai se servir. É urgente que toda a categoria se empenhe em se transformar, ou conseguir talentos, inteligências, para que sejam verdadeiras usinas de criatividade, de propostas novas, mostrando que o Registro Civil pode fazer mais", continuou o desembargador.

Em seguida, o presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva, encarregou os alunos inscritos no curso de auxiliarem a classe no avanço institucional provocado pelo desembargador José Renato Nalini. "Agradeço a presença do doutor Nalini, que nos honrou com sua excelente aula de inauguração. Desejo a todos um excelente curso de especialização e que o conhecimento, aqui aprendido, possa ser útil à classe, que vocês atuem, que contribuam com a atividade", incentivou.

Já o diretor geral dos cursos de pós-graduação da ESPM, o professor Licínio Motta Neto, deu boas vindas aos novos alunos e ressaltou a importância da parceria entre a Faculdade e a Arpen-SP. "O desafio é sempre grande para se começar um curso. Essa parceria é inovadora. Embora sejamos uma escola de negócios, temos o marketing em nosso DNA e esta parceria com a Arpen-SP é importantíssima. A nossa expectativa é trazermos para a sala de aula a discussão do que nós conhecemos com o que os participantes conhecem, para que dali saiam propostas de mudanças, inovações com um único objetivo, que é atender melhor aos cidadãos", afirmou.

O diretor de capacitação e treinamento da Arpen-SP, Fernando Marchesan Rodini Luiz, falou sobre a importância da iniciativa e da entrada da entidade na área acadêmica. "Há muito tempo a Arpen-SP vem sendo sinônimo de inovação no segmento extrajudicial paulista e brasileiro. Este curso de especialização conferirá a seus participantes todos os instrumentos adequados para uma gestão moderna, transparente e eficaz de suas unidades de serviço, por meio de ferramentas utilizadas por empresas que são modelos em suas áreas", apontou, enfatizando que este é o primeiro passo no rumo da aproximação acadêmica entre os registradores civis e as universidades.

Por fim, o Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, e o diretor geral dos cursos de pós-graduação da ESPM, professor Licínio Motta Neto, receberam da Arpen-SP uma homenagem, onde foram entregues suas respectivas certidões de nascimento em formato de placa dourada. Em seguida, todos os presentes foram convidados para um cocktail de boas vindas.

Compuseram a mesa de abertura o Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, o presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva, o diretor de capacitação e treinamento da Arpen-SP, Fernando Marchesan Rodini Luiz, o diretor geral dos cursos de pós-graduação da ESPM, o professor Licínio Motta Neto, a diretora de educação executiva da ESPM, professora Célia Marcondes Ferraz, e o coordenador geral do curso de especialização estratégica de serventias extrajudiciais Arpen-SP/ESPM, professor Gilberto Cavicchioli.

A parceria

O curso de Gestão Estratégica de Serventias Extrajudiciais, parceria entre a Arpen-SP e a ESPM e que conta com 50 inscritos, é composto por cinco módulos, com aulas de renomados professores especialistas em suas áreas em um curso de especialização totalmente voltado para serventias extrajudiciais. Resultado de um trabalho de quase seis meses, o objetivo é possibilitar aos administradores de serventias extrajudiciais o acesso as mais inovadoras práticas na administração de negócios e gestão de pessoas.

Construído especialmente para atender as demandas e necessidades dos administradores de negócios do segmento de cartórios, o curso aborda os temas de gestão financeira e fiscal de cartórios, gestão de negócios, gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes, administração de recursos humanos e tecnologia da informação aplicada a cartórios.

Nos próximos dias 15 e 16 de junho, na sede da ESPM, unidade Vila Mariana, terá início o primeiro módulo do curso, que abordará o tema Gestão Financeira e Fiscal de Cartórios, com o professor Paulo Zanotto.

Curso é aceito pelo Extrajudicial

"A minha expectativa é estudar a atividade por um outro aspecto. Só a prática que nos cobra um conhecimento que não estamos acostumadas a exercitar. Aprimorar o atendimento e inovar na prestação do serviço. Atingir a perfeição do que já se faz e perceber as possibilidades de novos trabalhos, como disse o doutor Nalini. Possuímos uma formação jurídica e, depois que assumimos a atividade, percebemos que temos uma fragilidade administrativa. Esse também é um incentivador do curso", Mauro Barrionuevo Bertochi, Oficial do Registro Civil e Notas do Distrito Sabaúna.

"Eu entrei na atividade pelo 7º Concurso, a minha formação também é recente. A minha expectativa é obter recursos para poder enfrentar os desafios que a atividade está apresentando a mim neste momento. Eu preciso estar mais bem preparada para os desafios diários, tanto de atendimento de balcão como também na parte de gestão", Juliana Ribeiro Donamaria, Oficiala do Registro Civil e Notas de Canas.

"Eu espero aprender mais sobre a parte de gestão, a área administrativa do cartório. Temos a teoria, mas a prática. É um curso que eu acho que demorou para ser criado. É imprescindível", Renata Gomes Paiva Visconde, Oficiala do Registro Civil e Notas de Cesário Lange.

"Eu vim buscar conhecimento, informações para poder levar aos nossos funcionários, para poder trocar novas experiências, colocar em prática o que eu aprender aqui, pensando sempre em prestar um serviço cada vez mais qualificado", Eugênio Tonin Júnior, Oficial Substituto do Registro Civil do 1º Subdistrito de São Bernardo do Campo.

"A expectativa é levar a modernização no atendimento, fazer com que o princípio da dignidade humana esteja mais evidente, o exercício da cidadania. A função do Registro Civil é social", Ana Castilho Pereira, Oficiala Substituta do Distrito de Ermelino Matarazzo, na Capital paulista.

"Seria realmente me ajudar parte administrativa, que é a área que eu trabalho. Nós precisamos de mais qualificação na área administrativa, na área de RH. Cursos complementares nesta área nos ajudariam muito em nosso dia a dia", Sandra Marques Mendonça Sousa, escrevente do 22º Tabelião de Notas da Capital.

"A expectativa é que consigamos ter uma visão do todo. Desempenhamos papéis muito específicos em nosso dia a dia, por isso a importância deste curso. Nós precisamos buscar sempre novos aprendizados e o aperfeiçoamento da atividade deve ser constante", Mário Pinto de Castro, Escrevente do 22º Tabelião de Notas da Capital.

"A intenção, de imediato é aprimorar o que eu já sei, para melhorar a prestação de serviço. Eu tenho formação na área administrativa e atuo neste setor. Esse curso será um sucesso e outros devem existir. O que nós aprendemos é na prática, por isso a insegurança é muito grande. Este é curso tem tudo para dar certo", Ana Paula Neves de Almeida Lima, Oficiala Substituta do Registro Civil do Cambuci.

"Eu trabalho com a administração do cartório, preciso aprender muito nesta área. A atividade tem mudado muito e o cartório precisa de alguém preparado no setor de RH, o que quase nunca vemos nos cartórios. Sou formada em administração e vejo essa necessidade em aprimorar o que já sei e seguir nessa área de cartório, que é o que eu gosto de fazer", Elisângela Eduardo de Sousa Silva, Escrevente do Registro Civil do Distrito de Parelheiros, na Capital paulista.

"Com relação ao curso a expectativa é completa. Acho que é importante dar continuidade no processo de inovação do cartório, aprendendo novos princípios de gestão", Gerson Romano de Oliveira, Oficial Substituto do Registro Civil do 1º Subdistrito de Santo André.

"O meu objetivo é ajudar a aprimorar o trabalho desenvolvido pelo Oficial (Marco Antonio Greco Bortz), que envolve bastante a gente nos assuntos da serventia", Pedro Ribeiro Júnior, Escrevente do 1º Subdistrito de Santo André.

"A minha expectativa é a estratégia. Nós lidamos com pessoas, pessoas que possuem resistência no trabalho, o que dificulta a nossa atuação. O nosso Oficial é moderno, acompanha as novas tecnologias, mas, como ele mesmo diz, não adianta sermos modernos se a nossa equipe não acompanha", Suzana Cristina Toniete, Oficiala Substituta do Registro Civil do 1º Subdistrito de Santo André.

"Eu busco levar para dentro do cartório ferramentas modernas de administração. Nós somos operadores do Direito, não temos muita familiaridade com os processos de administração. Esse curso nos traz essa possibilidade", Liana Varzela Mimary, Oficiala do Registro Civil do 20º Subdistrito da Capital, no Jardim América.

"Por conta do convívio com os colegas somado à teoria e ao know how dos professores, eu espero ter uma somatória de material para evoluir. Acho que o diferencial é essa reunião", Marcelo Martins Costa, Oficial do Registro Civil do Distrito de Solemar " Praia Grande.

"O principal, para mim, é a gestão de pessoas. Eu acho que essa parte é a mais difícil de aprender", Kareen Teixeira Zanotti, Oficiala do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Dourado.

Assine nossa newsletter