Notícias

12 de Novembro de 2012

Arpen-SP/ESPM concluem 1ª edição do Curso de Especialização de Serventias Extrajudiciais

Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Serventias Extrajudiciais chega ao final com o Módulo de Tecnologia da Informação.

Chegou ao final neste sábado (10.11) o pioneiro Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Serventias Extrajudiciais, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A primeira turma desta inovadora iniciativa da Associação contou com 50 participantes, provenientes de diferentes regiões do Estado de São Paulo.

Nos dois últimos dias do curso os participantes assistiram às aulas do 5º Módulo do Curso, que teve como tema Tecnologia da Informação aplicada aos Negócios e foi ministrado pelo professor Aníbal Ferreira, especialista na área de tecnologia em diversas empresas multinacionais e acadêmico da ESPM nesta disciplina.

O palestrante debateu temas de grande relevância ligados às novas ferramentas de Tecnologia da Informação, como questões de segurança dentro dos ambientes de rede, gestão de programas informatizados, assinatura digital, entre outros, sempre atento às peculiaridades do serviço registral.

"O módulo de Tecnologia da informação foi excelente, os alunos participaram ativamente e foi muito proveitoso para que eu pudesse conhecer um pouco mais a área do Registro Civil, por que por mais que façamos uma preparação, com estudos e visitas aos cartórios para formar o material das aulas, a troca de informações com a classe foi muito enriquecedora, tanto para mim quanto para os próprios registradores", disse Aníbal Ferreira.

"O curso foi muito bom, pois os módulos focaram bem as matérias pertinentes ao nosso trabalho no Registro Civil. Os professores da ESPM são profissionais de muita qualidade que souberam trazer os assuntos discutidos para a nossa realidade nos cartórios, passando informações muito úteis para a prática no atendimento dos usuários em nosso dia a dia. Gostei de todos os módulos e aproveitei muito este último sobre tecnologia da informação com as várias dicas oferecidas pelo professor", contou o Oficial do Registro Civil de Itu e ex-presidente da Arpen-SP, José Claudio Murgillo.

"Para mim essa parte de segurança da informação e de tecnologia foi o ponto máximo do curso, pois era o que eu estava precisando para aperfeiçoar meu trabalho na serventia. O professor Aníbal nos deu ótimas dicas mostrando o caminho que devemos seguir, e nos alertou dos riscos no futuro. O curso como um todo foi nota 10", disse o Oficial Substituto do 1º Subdistrito de Franca, Manoel dos Santos Martins Filho.

Parceria inovadora para Gestão de Serventias

O curso de Gestão Estratégica de Serventias Extrajudiciais, parceria entre a Arpen-SP e a ESPM, foi composto por cinco módulos, com aulas de renomados professores especialistas em suas áreas para formar uma grade de especialização totalmente voltada para serventias extrajudiciais. Resultado de um trabalho de quase seis meses, o objetivo do curso, coordenado pelo professor Gilberto Cavicchioli, foi possibilitar aos administradores de serventias extrajudiciais o acesso às mais inovadoras práticas na administração de negócios e gestão de pessoas, passando pelos seguintes temas: Gestão Financeira e Fiscal de Cartórios, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes, Administração de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação aplicada aos Negócios.

"Deu para aproveitar muita coisa das aulas, principalmente na parte de gestão de pessoas e marketing que são assuntos que nem todos os Oficiais tem aptidão e conhecimento", afirmou Priscila Correa, Oficiala de Macatuba. "Os professores buscaram passar aquilo que mais se aproximava de nossa realidade mesmo sendo professores de administração. Tudo isso contribuiu para trazer para nós uma visão um pouco mais corporativa", concluiu a Oficiala.

"Todas as matérias estavam em um nível acima do que esperava. Tinha uma expectativa do que ia ser dado, mas os módulos superaram essa expectativa e agregaram muito ao meu conhecimento", disse Manoel dos Santos Martins Filho. Os professores que ministraram os módulos também elogiaram os participantes. "Nós tivemos uma turma de alto nível. Hoje em dia quando se fala do pessoal dos cartórios em si, notamos a preocupação de que o trabalho seja administrado da forma mais adequada e eficiente, então a qualidade e a preocupação desses registradores é muito grande e isso se reflete na sua participação", contou Aníbal Ferreira.

"Foi ótimo o curso de especialização da Arpen-SP com a ESPM, principalmente por ser um curso de administração, mas focado nos registro notariais e registrais. Os professores foram excelentes nesse aspecto, pois deu para notar a preocupação deles em conhecer a fundo os aspectos da nossa área e acredito que esse curso tende a profissionalizar ainda mais os serviços cartoriais", disse Leonardo Munari, Oficial do 2º Subdistrito de Registro Civil de Ribeirão Preto e Diretor Regional da Arpen-SP.

"Gostei bastante do curso, os professores foram muito bons, dominando bem o assunto que estavam passando, tornando o curso bem relevante. Os módulos permitiram que tivéssemos uma nova visão de como trabalharmos no dia a dia dos cartórios", afirmou Kareen Teixeira Zanotti do 2º Tabelionato de Notas de Osasco.

Ao final do último módulo na tarde de sábado foi realizada uma breve cerimônia para a entrega dos certificados para os registradores.

Assine nossa newsletter