Notícias

09 de Setembro de 2014

Curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Ribeirão Preto reúne Cartórios de toda a Regional

Ribeirão Preto (SP) - Cerca de 80 pessoas se reuniram no último sábado (06.09) no Arco Hotel, em Ribeirão Preto, para acompanhar mais uma edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos.

O evento que debateu formas de identificação e reconhecimento de assinaturas contou com a presença do presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, e do Diretor Regional de Ribeirão Preto, Leonardo Munari de Lima, que realizaram a abertura do treinamento. "É um grande prazer após percorrer toda a região de Ribeirão Preto encontrar tantos colegas aqui buscando sua capacitação e o aprimoramento da prestação de serviço ao usuário", disse Ademar.

O Diretor Regional Leonardo Munari de Lima também destacou o comprometimento das equipes dos cartórios na constante capacitação. "Este é um curso que exige bastante dos participantes, mas que é crucial para a identificação de fraudes que ocorrem no balcão das serventias e podem ser a porta de entrada para prejuízos particulares e públicos para muitas pessoas", destacou o diretor.

Para iniciar a programação o professor apresentou o objetivo do curso, "Nosso principal propósito é evitar as falsificações grosseiras e não aquelas que apenas um perito é capaz de identificar, pois elas correspondem a 99% dos casos de documentos falsos que chegam nos cartórios", afirmou Luiz Gabriel, ressaltando a importância desse trabalho. "O cartório é responsabilizado apenas quando deixa passar essas falsificações grosseiras, tanto de documentos quanto de assinaturas".

O perito mostrou as principais características do modelo nacional da carteira de identidade, instituído pela lei 7.116 de 29/08/83 e as diferenças existentes entre os modelos estaduais, "O que dificulta nosso trabalho é o fato das carteiras de identidade não terem um sistema de cadastros em nível nacional, pois os cadastros estaduais não se interligam ainda. Essa cooperação poderá ocorrer com a implantação do novo modelo nacional digitalizado", explicou o professor.

Em seguida demonstrou as técnicas que devem ser utilizadas na identificação das falsificações, como o uso da luz ultravioleta e da lupa na análise de detalhes e a comparação de assinaturas. O perito reforçou os detalhes que precisam ser avaliados na análise de um documento falso, uma vez que as falsificações são muito grosseiras. O palestrante também falou sobre a falsificação de assinaturas. "A palavra falsa não pode passar pelo balcão, mas temos obrigação de eliminar as falsificações grosseiras de forma rápida. Esse é o objetivo do curso", finalizou.

O Curso de Documentoscopia e Grafotécnica em Ribeirão Preto contou com a participação dos cartórios do 1º Subdistrito de Ribeirão Preto, 2º Subdistrito de Ribeirão Preto, 3º Subdistrito de Ribeirão Preto, Serra Azul, Serrana, Andradina, Água Vermelha, Descalvado, Jurupema, Pitangueiras, Pradópolis, RTD de Ribeirão Preto, Santa Ernestina, Sertãozinho, Severínia, São Simão, Taquaral, Terra Roxa, Cajuru, Pontal, Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, 47º Subdistrito da Vila Guilherme e 2º Tabelionato de Notas de Ribeirão Preto.

Assine nossa newsletter