Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen-SP realiza curso de Grafotécnica e Documentoscopia e lota auditório na Capital

Publicado em: 31/03/2015
Sessão de fotos relacionada: Arpen-SP realiza curso de Grafotécnica e Documentoscopia e lota auditório na Capital

A tarde deste sábado (28.03) foi bastante proveitosa para os 110 participantes do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e ministrado pela perita judicial, Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos.
 
Para abrir o curso, que aconteceu no salão do Hotel Braston São Paulo, esteve presente Lázaro da Silva, presidente da Arpen-SP. Lázaro deu boas vindas a todos e ressaltou a importância daquele curso e de que “todo aprendizado é válido, seja no presente ou no futuro”.
 
Mara iniciou o curso falando sobre vários aspectos importantes para que o aluno possa “ganhar segurança no desenvolvimento da análise prática da grafodocumentoscopia”. O objetivo é identificar a autenticidade ou inaltenticidade do documento, do grafismo ou do maquinário.
 
A professora destacou os maiores desafios de uma boa análise: grande quantidade de documentos, horário de final de expediente e balcão cheio. Mas ensinou que “um funcionário seguro é rápido, eficaz e eficiente no processo de análise”.
 
O curso contou com uma parte prática, em que os alunos distribuídos em grupos de cinco pessoas, analisaram assinaturas, tentativas de falsificação e conheceram instrumentos importantes para essa análise, como lupas e luzes especiais.
 
A Oficiala de Santa Rosa do Viterbo, Gisele Calderari Cossi, saiu muito satisfeita com o curso. “Você percebe que a professora tem propriedade, sabe do que está falando, e tem didática, soube se expressar muito bem. Foi excelente, muito proveitoso”, disse. Gisele ainda falou que espera “que ela continue e leve o curso para as regionais, pois vale a pena”.
 
O Oficial do Registro de Cristalina-GO, Gustavo Teodoro Andrade Pena, também participou do curso em São Paulo. “Nossa atuação no Estado de Goiás é recente e em São Paulo a atividade já é bem estabelecida, por isso tinha certeza que o curso da Arpen-SP seria interessante e, como tenho facilidade de vir para cá, resolvi fazê-lo”, disse. Gustavo contou que agora “vai correr atrás dos instrumentos que a professora sugeriu, passar as informações para os funcionários e implementar tudo que foi passado em aula”.
 
Participaram desta edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia os cartórios das cidades de Francisco Morato, Itapetininga, Itatiba, Jarinu, Mauá, Osasco, Poá, Santo André, Santa Rosa do Viterbo, Sapopemba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Mateus, São Paulo, São Roque e Cristalina-GO.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
557978

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 124.449.580
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Notícias do Diário Oficial

LEIA MAIS