Notícias

26 de Maio de 2015

Arpen-SP promove 2ª edição do Simpósio Regional do Registro Civil na cidade de Marília

Marília (SP) - A 2ª edição do Simpósio Regional do Registro Civil Eletrônico, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), aconteceu na cidade de Marília e contou com mais de 100 participantes.
 
A tarde do sábado (23.05) foi marcada por uma intensa troca de informações entre os cartórios e um rico debate das novas tecnologias da atividade. A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, que ressaltou a importância do Simpósio, que reuniu mais uma vez os registradores civis para tratar de “um assunto que interessa a todos, pois nos ajuda a atender a população com cada vez mais qualidade e rapidez”.
 
Ademar aproveitou a oportunidade para relembrar os que tornaram o Registro Civil Eletrônico uma realidade, como Antônio Guedes Netto que “junto com nosso presidente Lázaro, e tantos outros abnegados, como Rodrigo Dinamarco e Reinaldo Velloso” iniciaram a Intranet.
 
“Acredito que a redenção do Registro Civil, na parte eletrônica, devemos muito ao companheiro Luis Carlos Vendramin Júnior, que tanto se dedicou à modernização da atividade”, destacou o vice-presidente. Ademar também lembrou do outro vice-presidente, Manoel Luis Chacon Cardoso, “que muito colaborou para tudo isso”.
 
Além destes, Ademar citou a presença do diretor regional de Marília, Antônio Francisco Parra, de Ademilson Luiz Mendes Novelli e Edmundo Galego Arroio, que tem 60 anos de trabalho em cartório. O vice-presidente concluiu apontando que “o caminho que o Registro Civil vive agora ainda é muito pequeno perto dos grandes avanços que virão futuramente”.
 
Para falar sobre o Painel Nacional do Registro Civil, esteve presente o diretor da Arpen-SP, Leonardo Munari de Lima que apresentou novidades diretamente de Brasília que são do interesse de todos os registradores. “Temos que continuar nossa lição de casa, abastecer e fortalecer nossas centrais. Temos que estar cada dia melhores no que fazemos”, destacou Leonardo.
 
Humberto Briones de Souza, responsável pela Central de Registro Civil (CRC) da Arpen-SP, falou aos presentes sobre Integração Eletrônica via CRC – E-Protocolo e Escrituração Eletrônica do Registro Civil – SOFIA. Os presentes puderam esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema e sobre o dia-a-dia do cartório.
 
Mais tarde, Demetrius Brasil Faria da Silva, coordenador de T.I. da Arpen-SP, falou sobre Planilha Eletrônica do Registro Civil – E-Sinoreg-SP, e Humberto palestrou sobre Identificação Eletrônica – Certificação.
 
O encerramento do evento ficou com o diretor regional da Arpen-SP em Marília, Antônio Francisco Parra, que se disse muito feliz “com a realização deste Simpósio em Marília e com tanta adesão dos colegas da região”.
 
“Saúdo os colegas que partilharam momentos e situações aos longos dos anos dos quais me recordo com muita gratidão, e também aos novos colegas que ingressaram há pouco na atividade, aos quais me coloco à inteira disposição não somente pela posição que ocupo como Diretor Regional, mas como colega de trabalho, pois sabemos que diariamente surgem dúvidas que, ao dividirmos, sentimos que podemos tornar nosso trabalho mais seguro”, destacou Parra.
 
O Diretor Regional ainda enalteceu a presença “do presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva, do vice-presidente, Ademar Custódio, do 2º tesoureiro, Leonardo Munari de Lima, e dos assessores da Arpen-SP, Humberto Briones, Demetrius Brasil, Angela Lozano e Sylvia Milan”.
 
O Simpósio Regional do Registro Civil Eletrônico ainda terá mais três edições: Campinas (12.09), Ribeirão Preto (24.10) e Santos (14.11).

Assine nossa newsletter