Notícias

11 de Junho de 2015

Entidades de classe promovem coquetel de boas-vindas aos aprovados do 9º concurso 

Entidades de classe promovem coquetel de boas-vindas aos aprovados do 9º concurso
 
Instituições paulistas recepcionaram os novos cartorários logo após a escolha das serventias
 
São Paulo (SP) - Com muita alegria e entusiasmo, os tabeliães e registradores aprovados no 9º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo celebraram a escolha das serventias em um coquetel de boas-vindas realizado na noite desta quarta-feira (10.06), no Novotel SP Jaraguá Conventions.
 
O evento, que foi oferecido pelas entidades de classe estaduais, contou com a presença ilustre de diversas autoridades, como o Corregedor Geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel, o presidente da comissão do concurso, desembargador Marcelo Martins Berthe, a juíza da 1ª Vara de Registros Públicos, Tânia Mara Ahualli, e o juiz da 2ª Vara de Registros Públicos, Marcelo Benacchio, além dos juízes auxiliares da Corregedoria e dos promotores das Varas de Registros Públicos. Representando a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da instituição, Lázaro da Silva e Ademar Custódio, respectivamente.
 
Na abertura do evento, o Corregedor Geral de Justiça deu as boas-vindas aos novos cartorários e destacou a importância das associações na vida dos registradores e tabeliães. “As associações têm uma atuação pedagógica muito importante, pois podem orientar os novos cartorários para que eles assumam com mais tranquilidade e consciência sua função”, destacou. Akel também disse esperar que os aprovados honrem a instituição, assim como os atuais notários e registradores já fazem, e se disse realizado com o resultado do concurso. “Fiquei muito feliz por termos preenchido todas as vagas. Foi a primeira vez que isso aconteceu em um concurso de delegações em São Paulo”, salientou.
 
Em seu discurso, o desembargador Marcelo Berthe ressaltou a importância do certame e a qualidade que todos os candidatos inscritos no concurso apresentaram. “Estou otimista em relação aos aprovados após vê-los nas provas e tenho certeza de que são pessoas empolgadas, que estão determinadas a fazer um bom serviço. Encontramos os melhores candidatos para as melhores vagas ”, afirmou. O desembargador disse ainda ser um entusiasta do serviço extrajudicial e defendeu a integração dos novos cartorários às associações. “Eles precisam ter o apoio dos seus colegas para conseguirem se movimentar dentro da nova carreira e solucionar as muitas dificuldades que certamente existem, mas que precisam ser superadas”, finalizou.
 
Logo em seguida, o vice-presidente da Arpen-SP elogiou a banca examinadora pela condução do 9º concurso e incentivou os oficiais nessa nova jornada que se inicia. “Os aprovados no 9º Concurso, sejam ingressantes na carreira ou não, têm a partir de agora novos desafios e, claro, novas realizações. Muitos vão para cidades diferentes, começar uma nova vida, enquanto outros estão realizando um sonho e indo para onde sempre quiseram. A Arpen-SP deseja a todos registradores e notários que sejam muito felizes em suas serventias e que estejam sempre unidos em benefício da classe”, afirmou Ademar Custódio.
 
O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), Carlos Fernando Brasil Chaves, convidou todos os notários a participarem da entidade, além de relembrar a comemoração de sua investidura há 10 anos. “ Algum tempo atrás, eu e outros colegas estivemos aqui, neste mesmo lugar, comemorando a nossa investidura como novos tabeliães e registradores do Estado de São Paulo. É com muito orgulho que estou aqui novamente, agora representando os notários paulistas, para dar essa mensagem de boas-vindas”, afirmou.
 
Representando o presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB-SP), José Carlos Alves, o tabelião Reinaldo Veloso falou sobre o auxílio do instituto aos tabeliães de protesto e desejou boa sorte aos aprovados. “Vocês são o futuro da nossa atividade. Se estamos aqui hoje é porque os nossos antecessores trabalharam muito para trazer reconhecimento à nossa classe”, afirmou.
 
O presidente da Associação dos Notários e Registradores de São Paulo (Anoreg-SP), Leonardo Munari de Lima, destacou os momentos apreensivos e de alegria que todos os concursados viveram ao longo dos 18 meses que se passaram desde a abertura do concurso, até o fim do certame, e convidou todos a celebrarem esta conquista. “Vamos fazer um brinde a essa vitória e comemorar com um grande sorriso o resultado de todo o esforço empreendido, e compartilhar, com os novos colegas de profissão, que já são antigos colegas de concurso, os momentos difíceis da batalha, mas principalmente a satisfação por ter vencido esta etapa”, declarou.
 
Munari também convidou todos a participarem das instituições e as colocou à disposição dos novos oficiais. “Conclamo a todos que aqui estão que não fiquem restritos às suas serventias, mas juntem-se a nós, participem de nossas entidades de classes, colaborem com ideias, críticas construtivas e ações, principalmente ações institucionais, que venham a beneficiar a todos”, salientou.
 
Representando todos os aprovados do 9º Concurso, o primeiro colocado do grupo 4 e mais novo Registrador de Imóveis de Sumaré, Rodrigo Farias Borges, falou sobre a emoção de ser aprovado no 9º Concurso e suas expectativas para o futuro. “Orgulho-me de ter vencido, junto com todos os demais colegas, esta carreira que nos estava proposta, porque atingimos uma marca ideal segundo o justo critério utilizado pela Comissão Examinadora do 9º Concurso. Porém, é a partir de amanhã que calcaremos nossa marca real na sociedade e estaremos gerindo vidas sob a delegação do Estado”, frisou.  
 
A juíza da 1ª Vara de Registros Públicos afirmou que o 9º concurso correu muito bem, sendo entre os últimos, o que apresentou menos entraves e recursos. “Todas as pessoas elogiaram muito a banca, que foi muito cordial, embora firme. Este foi um concurso modelo”, disse Tânia Ahualli. A magistrada espera que os aprovados mantenham o nível apresentado durante o certame e se disse satisfeita com o trabalho dos cartórios extrajudiciais. “Nós confiamos nos notários e registradores, mantemos uma parceria muito boa e o serviço está sendo muito bem prestado em São Paulo”, finalizou.
 
O desembargador Marcelo Benacchio afirmou ter sentido um enorme prazer atuar em nesse concurso. “O fato de praticamente não termos interinos em São Paulo é uma alegria, além de ser melhor para todos, pois assim melhoramos a qualidade do serviço prestado. As pessoas escolhidas são altamente qualificadas e elevarão o serviço extrajudicial,” destacou.
 
Fernando Catharino Lourenço Higino, que escolheu o cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Bento de Abreu, disse ter se interessado pela carreira cartorária devido a função que os tabeliães e oficiais de registro civil exercem na vida da população. “São pessoas que contribuem para o crescimento de um município, a partir do momento em que podem auxiliar em negócios jurídicos, fato que me impressionou muito e me fez estudar bastante para chegar até aqui”, ressaltou.
 
A aprovada Anna Christina Zenkner, agora titular do Tabelionato de Notas e Protesto de Pitangueiras, afirmou que as associações desempenham um papel fundamental nas atividades dos cartorários. “Eles nos representam em situações complexas, que exigem uma atuação firme, célere e competente, o que já vem acontecendo no Estado de São Paulo há muito tempo”, alegou.
 
Rafael Ricardo Gruber, ex-tabelião do 2º Tabelionato de Notas e Protesto de Botucatu-SP e agora, titular do 1º Registro de Imóveis de São Caetano do Sul, pretende aprender e se adaptar à nova dinâmica de trabalho. “Enfrento esse momento com muita alegria e muita vontade de conseguir aprimorar o serviço em meu novo cartório. Sei que inicialmente será um período de muito trabalho, mas que me trará muita satisfação”, declarou.
 
Clique aqui e confira na íntegra o discurso do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio.

Clique aqui e confira na íntegra o discurso do presidente da Anoreg-SP, Leonardo Munari de Lima.

Clique aqui e confira na íntegra o discurso do novo Registrador de Imóveis de Sumaré, Rodrigo Farias Borges.
 

Assine nossa newsletter