Notícias

10 de Agosto de 2015

Certidões digitais já são metade dos pedidos no site RegistroCivil.Org

As certidões digitais já representam metade dos pedidos de 2ª via de certidão pelo Portal do Registro Civil (www.registrocivil.org.br). Nos meses de março, abril e maio o número de certidões enviadas por e-mail foi ainda maior do que as entregues pelo correio. Considerando todo o ano de 2015, a média mensal é de 49% de solicitações de certidões digitais contra 51% de certidão em papel.
 
Lançadas em dezembro de 2013, as certidões digitais têm exatamente o mesmo valor das impressas, sendo assinadas com Certificado Digital pelo cartório expedidor. O usuário que a solicita recebe em seu e-mail um link com o PDF de sua certidão, nos mesmos moldes da em papel.
 
No primeiro mês em que foram lançadas, o número de pedidos de certidões digitais já correspondeu a 41% das solicitações. Em 2014, no mês de janeiro, correspondeu a 37% dos pedidos e chegou a 57% no mês de dezembro desse mesmo ano.
 
Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Luís Carlos Vendramin Júnior, “a iniciativa pioneira da entidade em disponibilizar certidões digitais antecipou uma demanda da sociedade: primeiro criamos a certidão digital e agora cada vez mais órgãos estão aceitando a apresentação ou envio do documento online ao invés do impresso, e a população já está se beneficiando desta facilidade”, contou.
 
“Qualquer pessoa pode andar com sua certidão de nascimento ou casamento no bolso, na tela de seu smartphone, sem correr o risco de estragar nem perder o documento”, finalizou Vendramin.
 

Assine nossa newsletter