Notícias

02 de Outubro de 2015

Arpen-SP divulga cronograma para integração da CRC Nacional com SIRC/SISOBI

Alterado em 13/10/2015 para este cronograma.

Com o objetivo de atender à determinação do Comitê Gestor do Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC), instituído pelo Decreto Federal nº 8.270/2014, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) efetuou a adequação das "Cargas" da Central Nacional de Registro Civil (CRC Nacional).

Todos os Cartórios de Registro Civil, de todos os estados que estão integrados à CRC Nacional, irão se beneficiar com a nova ferramenta, que encaminhará os registros carregados na CRC Nacional diretamente para o SIRC, por meio de webservice (interligação entre os servidores), evitando retrabalho para cumprimento da obrigação do Provimento nº 46 do CNJ e do SIRC.

O SIRC por sua vez encaminhará automaticamente as informações ao INSS, ou seja, não será mais necessário o envio das informações ao SISOBI, que está sendo descontinuado pelo INSS.

Para que essa migração ocorra com sucesso, os Cartórios de Registro Civil que enviam as cargas através da CRC Nacional (atualmente no formato TXT) terão que atualizar o formato junto aos desenvolvedores do sistema interno para o padrão exigido pelo SIRC (formato XML).

Segue o cronograma de implantação para acompanhamento das mudanças:
 
 
  01/10/2015 13/10/2015 (alterado) 10/11/2015 10/12/2015 10/01/2016
Integração CRC Nacional x SIRC Primeiro prazo para início do envio das cargas - CRC Nacional padrão novo. PRAZO ADIADO. Prazo prorrogado para início do envio das cargas - CRC Nacional padrão novo. ------------------------------ Termino do prazo para adequação das cargas - CRC Nacional padrão novo. ------------------------------
Formato das cargas TXT e XML A CRC Nacional aceitará somente o padrão antigo (formato TXT) A CRC Nacional aceitará o envio das cargas no padrão antigo e no padrão novo (formato TXT e XML) A CRC Nacional aceitará o envio das cargas no padrão antigo e no padrão novo (formato TXT e XML) A CRC Nacional aceitará somente o padrão novo (formato XML) ------------------------------
Comunicação SISOB Até o dia 10/10/2015 os cartórios deverão enviar ao SISOBI as informações referentes ao mês de setembro de 2015. ------------------------------ Os cartórios deverão enviar ao SISOBI as informações referentes ao mês de outubro de 2015 Os cartórios deverão enviar ao SISOBI as informações referentes ao mês de novembro de 2015 As informações do SISOB referentes ao mês de dezembro de 2015 serão encaminhadas automaticamente pela CRC Nacional.

Obs.: A partir de 13/10/2015, os cartórios que não utilizam a "Carga em Lote" poderão encaminhar os registros no padrão novo, via formulário, diretamente na CRC Nacional.

Clique aqui para baixar o Manual de Carga da CRC Nacional.
 

Assine nossa newsletter