Notícias

01 de Dezembro de 2015

São Paulo emite a primeira certidão de nascimento com CPF do País com ampla cobertura midiática

A primeira emissão de Cadastro de Pessoas Física (CPF) diretamente no registro de nascimento foi realizada nesta terça-feira (01.12) pela manhã, na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O bebê, Thiago Nascimento Dias, nascido no dia anterior (30.11), foi o primeiro cidadão no Brasil a ter um número de CPF sem ao menos ter saído da maternidade.
 
O registro de nascimento e a entrega da certidão com o número de CPF foram amplamente cobertos pela imprensa, tanto paulista quanto nacional.
 
Os benefícios da emissão do número diretamente no registro de nascimento são diversos, pois com esse documento a criança já pode ser cadastrada em convênio de saúde e em benefícios sociais, entre outros, sem os pais terem que se deslocar ou perder tempo. Além disso, a emissão do CPF nos cartórios é totalmente gratuita.
 
Antes da primeira emissão, houve uma coletiva de imprensa no 30º Subdistrito de Registro Civil – Ibirapuera, com o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Luis Carlos Vendramin Júnior, e o superintendente adjunto da Receita Federal em São Paulo, Marcelo Barreto de Araújo.
 
Também participaram do lançamento do serviço os deputados federais Júlio Lopes (PP-RJ) e Goulart (PSD-SP), e o Corregedor Geral da Justiça de São Paulo, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino.

Assine nossa newsletter