Notícias

21 de Dezembro de 2015

Cartório de Parelheiros realiza mais uma edição do evento ‘Natal Solidário’

Festa realizada anualmente na sede da unidade distribuiu brinquedos a mais de 1.200 crianças no último sábado (19.12)
 
Parelheiros, São Paulo (SP) – Com o intuito de transformar o Natal de diversas crianças do extremo Sul da cidade, o Cartório do Distrito de Parelheiros realizou no último sábado (19.12) a 3ª edição do Natal Solidário, projeto que atende anualmente cerca de mil crianças residentes na região.
 
Na ocasião, funcionários do cartório caracterizados de personagens de desenhos animados e de contos de fadas fizeram a festa de 1.200 crianças distribuindo muita pipoca, refrigerante, algodão doce, sanduíches de carne louca e, é claro, os tão esperados presentes. O Papai Noel também esteve na festa conversando com as crianças, tirando fotos e distribuindo doces.
 
O evento contou ainda com a presença da Polícia Militar, que além fazer a segurança do local, tirou fotos e conversou com as crianças, do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou o caminhão para fotos, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), Fernando Capez, do vereador Quito Formiga e do empresário João Dória, futuro candidato à Prefeitura da cidade de São Paulo.
 
O Oficial do Registro Civil de Parelheiros e ex-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Odelio Antônio de Lima, disse estar emocionado por ofertar a festa às crianças da região. “O brilho nos olhos de cada criança ao receber esse presente é muito bonito, pois para elas não importa o valor do brinquedo, mas sim a forma como ele é dado. É um prazer fazer isso, é algo incansável, um verdadeiro remédio para nossa alma”, afirmou o registrador civil.
 
A apresentação do Coral Segundo Tempo, grupo formado por crianças da região, abriu o evento, e foi seguida por uma homenagem ao funcionário mais antigo do Cartório de Parelheiros, Plínio De Grandi, que trabalha na serventia há 52 anos e tem seu assento de nascimento registrado no primeiro livro da unidade. Considerado um dos mais competentes colaboradores, Plínio recebeu das mãos de Odelio uma placa e um diploma como reconhecimento às cinco décadas de trabalho no cartório.
 
Quito Formiga acredita que todos os cartórios paulistas deveriam realizar a mesma ação que o de Parelheiros. “Se todos os cartórios de São Paulo tivessem essa mesma iniciativa, quantas crianças nessa cidade não seriam beneficiadas com um brinquedo nesse Natal? ”, indagou o vereador. “Muitos pequenos menos favorecidos dessa cidade esperam o Papai Noel com a mesma ansiedade que crianças de classe média alta. É emocionante ver essa imensidão de crianças felizes”, finalizou.
 
Para a voluntária e assessora parlamentar Nelma Andrade, a ação faz com que as crianças tenham esperança.  “É uma forma de fazermos essas crianças felizes nem que seja por um dia. Eu nasci e cresci em Parelheiros e estou ajudando a fazer algo que eu gostaria que tivesse sido feito na minha época”, destacou Nelma.
 
O deputado Fernando Capez acredita que a realização da festa é uma ação de solidariedade humana. “O Dr. Odelio está de parabéns por ter lembrado dessas crianças. Possibilitar o sorriso e a felicidade deles é um gesto abençoado por Deus”, garantiu. Capez também destacou a importância do Registro Civil para a sociedade. “O Cartório de Registro Civil é fundamental para que tenhamos uma base de dados, sobretudo, de todas as alterações do estado natural das pessoas: nascimento, casamento, óbito, adoção e uma série de outros atos”, destacou.
 
O parlamentar ainda destacou a eficácia do convênio feito entre a Arpen-SP e a Alesp para fiscalizar casos de pessoas que já morreram e tem os seus nomes usados para solicitar benefícios ao Governo. “Por essa parceria e pela excelência do trabalho dos cartórios de Registro Civil, que tem organizado com muita decência, seriedade e eficiência, já conseguimos recompor parte do patrimônio público lesado por quadrilhas”, afirmou.
 
Para o empresário paulista João Dória a realização da festa é um gesto solidário muito bonito, por atender centenas de crianças de forma desprendida. “O Natal é uma época de confraternização e solidariedade, que é exatamente o que eles estão fazendo aqui, oferecendo às pessoas muito mais que cidadania”, destacou Dória. “Os cartórios são muito presentes na vida das pessoas, no caso específico de Parelheiros, o cartório também tem uma participação ativa na sociedade”, concluiu o empresário.

Assine nossa newsletter