Notícias

18 de Agosto de 2016

Estado do Amazonas passará a integrar o módulo de Certidões Eletrônicas da CRC

A presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen-AM), Maria das Graças de Miranda Sales, esteve presente na sede da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) para conhecer detalhes do funcionamento da Central de Informações do Registro Civil (CRC) e a integração dos cartórios do Estado aos módulos de transmissão eletrônica de certidões e materialização de documentos.
 
Atualmente, o estado possui 82 cartórios de registro civil distribuídos pelos 69 municípios. Desse número de serventias, apenas 14 estão cadastradas na Central, e apenas para fins de comunicação de atualizações registrais entre si.
 
Segundo a presidente da associação amazonense, já é possível projetar alguns benefícios que a parceria trará para a população local. “Por causa das nossas condições geográficas atípicas, é de vital importância que essa ferramenta esteja disponível para nós o mais breve o possível, pois facilitará o acesso a cartórios de municípios que só podem ser alcançados via barco, e viajando por cinco dias pelo rio”, ressalta Maria das Graças.
 
A previsão é que o Estado esteja integrado à CRC nos próximos meses, atendendo assim ao que determina o artigo 3º do Provimento 46/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Assine nossa newsletter