Notícias

05 de Setembro de 2016

Cartório de Parelheiros recebe Unidade Móvel de Mamografia para exames de prevenção

Exames e consultas são gratuitas e estarão disponíveis na carreta móvel em frente ao Cartório até o fim do mês de setembro. 

O Cartório de Registro Civil do Distrito de Parelheiros iniciou no dia 30 de agosto uma importante ação social. Em parceria com o grupo de Saúde do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a unidade recebeu o Projeto Carreta da Mamografia, que tem como objetivo realizar de forma gratuita exames de mamografia para as mulheres da região. A Carreta ficará instalada por 30 dias em frente ao cartório.
 
O Projeto integra o Programa Mulheres do Peito da Secretária Estadual da Saúde, lançando em 2014. Os veículos são equipados com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores, mobiliários e sanitários. 
 
As mulheres desta região são muito carentes, muitas me informaram que já estavam tentando realizar o exame de mamografia, mas que o prazo para conseguir era de aproximadamente 10 meses. A importância do projeto é enorme, sem contar à felicidade que você nota nessas mulheres”, explicou o Oficial Odélio Antonio de Lima.
 
O presidente da Alesp, deputado Fernando Capez, compareceu ao local neste sábado (03.09), e destacou a importância dos cartórios para a sociedade “já que atuam em diversos setores e hoje, por exemplo, trouxe uma excelente prestação de serviço público”, destacou.
 
Localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, Parelheiros conta com uma população de cerca 139.441 habitantes, segundo informações do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria dos moradores possui um poder aquisitivo baixo, e a região convivi com déficit de serviços e infraestrutura, por esta razão, projetos sociais são extremamente bem-vindos na região. Para a representante da comunidade, Maria Cristina dos Santos, que está ajudando na organização da ação “o projeto é a melhor coisa que aconteceu para as mulheres desta região”.
 
No Brasil o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O projeto também incentiva as mulheres com mais de 35 anos a realizar exames de mamografia, estimulando assim o diagnóstico precoce da doença.
 
Amanda de Souza Santana, 35 anos, foi incentivada pela sua médica a comparecer no local para fazer o exame mais aprofundado após descobrir um principio de nódulo em seu seio. “Eu vim o mais rápido possível. Sou mais propensa a desenvolver a doença já que possuo casos de câncer na minha família. Quando vamos a alguma UBS, informam que prazo para conseguir realizar o exame é de aproximadamente seis meses a um ano e o exame particular para quem está desempregada é muito caro”, afirmou.
 
 A previsão de é que a carreta atenda 50 mulheres diariamente, exceto aos sábados, dia em que serão 25 atendimentos. O veículo móvel estará disponível nos dias úteis, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para participar, basta ir até o Cartório de Parelheiros, localizado na Avenida Sadamu Inoue, nº 1762, Zona Sul e procurar o agente de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) no local.

Assine nossa newsletter