Notícias

10 de Outubro de 2006

Curso de "Qualidade no Atendimento ao Cliente" chega à região da Baixada Santista

Contando com a presença de mais de 130 pessoas, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou no último sábado (07.10), no hotel Hotel Avenida Palace, em Santos, o oitavo curso de "Qualidade no Atendimento ao Cliente", que já esteve percorrendo praticamente todo o Estado.

Organizado pelo diretor regional em Santos, Nélson Hidalgo Molero, o curso contou com a presença de muitos cartórios da região, e também da Capital e Grande São Paulo, além da participação de registros imobiliários e tabelionato de notas da região da Baixada Santista.

O curso, que tem como principal objetivo capacitar os cartórios de Registro Civil na promoção de um serviço de qualidade, privilegiando o bom atendimento ao público e a capacitação das equipes de trabalho das unidades de serviço, empolgou todos presentes. "Cursos como este são muito importantes, pois trazem aprimoramento na qualidade de atendimento e isso é fundamental para o nosso trabalho", disse Rosileide dos Santos Lima, Oficiala de Registro Civil do município de Guarujá.

Para Nélson Hildalgo Molero, diretor regional de Santos, os cursos podem ser um ponto de partida para uma revolução dentro da classe: "A iniciativa de realizar cursos é de suma importância. Eu vejo este evento e todas as outras iniciativas de aprimoramento da Arpen-SP como uma valorização que tanto traz benefícios diretos aos registradores quanto para os usuários dos nossos serviços", afirmou o Oficial.

"Acredito que este treinamento motiva a classe a realizar mudanças para melhorar o atendimento ao cliente. A mensagem que a Arpen-SP passa aos associados com projetos como este é de abrir oportunidades para que funcionários e oficiais se aperfeiçoem profissionalmente e pessoalmente", ressalta o professor Gilberto Cavvichioli.

O Curso

A palestra se iniciou com uma introdução feita pelo Oficial Nélson Hidalgo Molero, diretor regional de Santos, agradecendo ao público presente. Na introdução o diretor ressaltou a relevância do evento e a oportunidade de sua realização na Baixada Santista. "A diretoria regional de Santos agradece a participação de todos os colegas para que fizéssemos este curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente em nossa região. Esperamos que este curso venha a trazer melhoras para os cartórios no relacionamento com seus clientes", afirmou Molero durante a abertura.

Após as considerações do diretor regional, Gilberto Cavvichioli começou sua exposição. De maneira descontraída e empolgante o professor, aos poucos foi envolvendo a platéia que no final apresentou total entrosamento, participação e interesse. Gilberto iniciou a palestra apresentando o perfil do cliente moderno e de que modo se deve atendê-lo. Expôs ao público alguns importantes conceitos de marketing de relacionamento e ferramentas para conduzir bem um atendimento, sempre salientando a necessidade de saber o que o cliente deseja, respeitando as suas características individuais.

Falando sobre a evolução no atendimento ao usuário, o palestrante transmitiu técnicas para o atendimento pessoal e por telefone, abordou as habilidades importantes de se desenvolver para realizar um bom atendimento e também discutiu com a platéia como deve ser um atendimento excelente e o que quer o usuário. Durante toda a palestra a platéia da Baixada Santista interagiu com o palestrante que compartilhou vários casos de atendimento, aproximando o público para realidade dos cartórios. "É fundamental conectar o texto, a teoria, as mensagens com cada realidade do dia-a-dia", explicou Gilberto.

O palestrante tratou também do tema da modernização e da evolução tecnológica. Entretanto, Gilberto não se esqueceu de ressaltar a importância dos atos mais simples que podem fazer diferença num atendimento. "É muito importante olhar nos olhos, procurar sempre entender o cliente e resolver o seu problema de forma ágil. É extremamente importante ter atitude", alertou. "Você deve demonstrar ao usuário que tem interesse se solucionar o seu caso.", concluiu.

Para encerrar, Gilberto passou para o público um vídeo explicativo, que condensou de maneira leve e engraçada pontos essenciais abordados na palestra. No filme denominado 'Picles', o renomado empresário americano Bob Farrel ilustra de modo simples e divertido um caminho para se relacionar bem com o cliente, alcançando os resultados pretendidos, sair cair no tédio de uma rotina estressante.

"O importante de ocorrer um curso como este é ajudar o público fazer conecção da matéria com seu cotidiano. Meu objetivo aqui é mostrar ferramentas para trazer a tona o que no fundo a pessoa já sabe, quero motiva-los", concluiu Gilberto Cavvichioli.

Assine nossa newsletter