Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

ANOREG/SP promove Workshops “Gestão Notarial e Registral na Prática”

Publicado em: 15/03/2017
Com o objetivo de levar a todo o Estado de São Paulo as principais técnicas relacionadas à gestão prática dos cartórios extrajudiciais, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) promoverá a partir do mês de abril seis Workshops Regionais “Gestão Notarial e Registral na Prática”, com palestras técnicas sobre Administração de Cartórios e Gestão Tributária e Fiscal de Serventias.

“Nosso objetivo será o de levar os instrumentos básicos de gestão cartorária moderna, tanto na área administrativa como na questão tributária e fiscal, de modo que o titular, seus substitutos e os colaboradores responsáveis pela administração da unidade possam conhecer e dispor das ferramentas necessárias a uma boa administração”, explica o presidente da entidade, Leonardo Munari de Lima.

Como o objetivo é propagar estes conhecimentos em todo o Estado de São Paulo, o treinamento percorrerá, em 2017, as regiões de Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santos, Marília e São José dos Campos. A intenção da diretoria é que as demais regiões sejam atingidas pela iniciativa já em 2018, assim como o desenvolvimento de módulos ainda mais aprofundados sobre os temas apresentados. 

“Esta é uma primeira inserção da ANOREG/SP neste segmento da área da gestão e vamos trabalhar a conscientização sobre a importância da implantação de técnicas administrativas e de gestão de pessoas nas unidades extrajudiciais”, explica Alessandra Costa, membro do Conselho de Administração da APCER Brasil, empresa responsável por desenvolver o conteúdo da área de gestão e administração específica para este treinamento.

A APCER Brasil faz parte do Grupo da Associação Portuguesa de Certificação, que é a entidade certificadora de referência em Portugal e com presença global em países como Espanha, Chile, Oriente Médio, China e Portugal. Entre outros trabalhos, a APCER gerencia há cinco anos o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR, tendo seus auditores visitado e auditado cartórios de todas as especialidades e portes em todos os Estados brasileiros. “Este trabalho nos dá uma expertise ainda maior para executar o trabalho que certamente se tornará um case para a atividade de notários e registradores”, diz Alessandra.

O treinamento sobre Gestão Fiscal e Tributária estará a cargo das Publicações INR, tendo como palestrante o renomado advogado tributarista Antônio Herance Filho. “A importância da boa gestão fiscal, tributária e trabalhista é, também nas atividades notariais e de registro, muito grande, haja vista a necessidade de se obter resultados a partir do desempenho das pessoas e da eficiente administração de recursos materiais, sem se expor ao risco de imposição de penalidades por descumprimento legal e regulamentar. A contabilidade, ciência que, tecnicamente, não se aplica aos serviços extrajudiciais, pode ser considerada nessa atividade como conjunto de procedimentos e controles que visam à obtenção do melhor resultado e ambiente adequado de trabalho, sem o risco de desrespeito dos preceitos legais cabíveis e vigentes”, afirmou. 

Veja todos os detalhes desta nova iniciativa da ANOREG/SP.
 
Workshop “Gestão Notarial e Registral na Prática”

Público Alvo:
Notários / Registradores / Substitutos / Gestores Administrativos e de RH

Datas:
8 de abril - Campinas
13 de maio - São José do Rio Preto
10 de junho - Ribeirão Preto
15 de julho - Santos
12 de agosto - Marília
16 de setembro - São José dos Campos

Formatação do Curso
14h – Abertura
14h30 – 17h – Palestra Gestão Administrativa
17h – 17h30 – Coffee-break
17h30 – 20h – Palestra Gestão Fiscal
20h – Encerramento

Programação da palestra Gestão Administrativa: 
  • Produtividade: Padronização do trabalho; Definição dos processos; Definição de linha de produção (método fordismo, agregando mais de uma função) e Digitação retroativa dos indicadores; Sistema de gestão da qualidade e excelência no trabalho. 
  • Desenvolvimento humano e organizacional: Cargos e Salários. 
  • Capacitação: Treinamento interno; Capacitação jurídica externa; Curso de Português; Premiações por metas obtidas; Plano de Carreira; Criação de programas para integração da equipe e Ergonomia.


Programação da palestra Gestão Fiscal: 
  • O envolvimento do Notário e do Registrador com o Direito Tributário;
  • As obrigações tributárias acessórias que sujeitam Notários e Registradores;
  • A escrituração de receitas e despesas para os fins de apuração do IRPF “Carnê-Leão”;
  • Como fazer planejamento tributário (elisão fiscal), sem correr o risco de praticar a evasão fiscal;
  • A escrituração de receitas e despesas para os fins de formalização do Diário Auxiliar;
  • A manutenção do Livro de Controle de Depósitos Prévios;
  • O Notário e o Registrador como empregadores e seus deveres;
As inscrições cadastrais obrigatórias e seus fundamentos legais.


Investimento
Associados ANOREG/SP – R$ 50,00
Não-Associados – R$ 200,00

Palestrantes

Valério Brisot – Fundador e Sócio-diretor da Brisot Consultoria & Treinamento Ltda. e da ABECG - Academia Brisot de Ensino Coorporativo em Gestão Ltda.. Engenheiro Mecânico graduado pela UNESP/Bauru, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP/São Paulo, MBA em Planejamento e Gestão Ambiental - UCAM/Rio de Janeiro. Em 2014 formou-se auditor internacional em Gestão da Segurança Alimentar – ISO 22000 e FSSC 22000 pela APCER. É auditor líder (qualidade) e instrutor pela certificadora APCER – Brasil. 

Antônio Herance Filho – Advogado, pós-graduado em Direito Processual Tributário pela PUC/SP, em Direito Constitucional e de Contratos, ambas pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo, e em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela PUC/MG. Professor de Direito Tributário em cursos de pós graduação em Direito Notarial e Registral e em Direito Imobiliário, autor de vários artigos e de obras sobre Direito Tributário, coordenador tributário da Consultoria INR e coeditor das Publicações INR.

Anderson Herance – Advogado, pós-graduado em Direito da Família e Sucessões pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo, coordenador trabalhista da Consultoria INR e coeditor das Publicações INR.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Deixe seu comentário
 
 
783792

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 113.912.441
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Arpen participa da oficina de trabalho sobre fraudes previdenciárias em Brasília (DF)

LEIA MAIS