Notícias

12 de Abril de 2017

Clipping – Jornal da Manhã (Marília-SP) - 2º Cartório de Notas passa a apostilar documentos

O 2º Cartório de Notas e Protestos de Marília (SP) vai começar, na próxima segunda-feira (17), a apostilar documentos a serem utilizados no exterior. O serviço é uma espécie de autenticação de documentos públicos e particulares nacionais para que os mesmos sejam validados no exterior. 

O 2º Cartório de Notas e Protestos vai começar na próxima segunda-feira (17) a apostilar documentos a serem utilizados no exterior. O serviço é uma espécie de autenticação de documentos públicos e particulares nacionais para que os mesmos sejam validados no exterior.

Para fazer mestrado na Itália, por exemplo, é preciso apresentar uma série de documentos pessoais e acadêmicos para se habilitar no curso e esta autenticação só pode ser feita através do apostilamento.

Implantado no Brasil em agosto do ano passado, o procedimento agora chega a Marília e reduz o tempo de emissão dos documentos de 20 dias para no máximo 24 horas. “Muita gente tinha que ir para o exterior só para resolver isso e depois retornar para desenvolver a sua atividade. Em alguns casos, o apostilamento fica pronto em 30 minutos”, enfatizou o tabelião do 2º Cartório de Notas e Protestos, Olavo Figueiredo Cardoso Júnior.

De acordo com a exigência anterior, os países exigiam a consularização dos documentos em consulados brasileiro e do País destino para que os documentos fossem considerados autênticos. O trâmite passava por ministérios de relações exteriores de ambas as nações e só então teria o efeito jurídico.

Esta situação mudou com a Convenção da Apostila de Haia, cidade holandesa onde foi celebrado o acordo internacional, do qual o Brasil aderiu e elegeu os cartórios de notas como autoridades apostilantes.

O custo por apostilamento é de R$ 110,00. A autenticação do documento é feita de acordo com o número de páginas [são cobrados R$ 6,00 por página].

O 2º Cartório de Notas e Protestos funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30 e está localizado na avenida Rio Branco esquina com a Sampaio Vidal, no centro da cidade. O telefone para mais informações é o 3402-2422.

Assine nossa newsletter