Notícias

24 de Abril de 2017

Terceira aula da série "Despertar da Cidadania" será transmitida na próxima terça-feira (02.05) às 14h

Na próxima terça-feira (02.05) às 14h, será disponibilizada a terceira aula da série "Despertar da Cidadania", uma iniciativa da Associação dos Registradores do Estado de São Paulo (Arpen-SP), em parceria com o desembargador Ricardo Henry Marques Dip, presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que visa o aprimoramento técnico-jurídico de registradores e prepostos brasileiros. 

O projeto consiste numa série de aulas quinzenais que serão gravadas diretamente no gabinete do desembargador por videoconferência e veiculadas no canal do Youtube da Arpen/SP e em todas as plataformas vinculadas à Associação. As aulas tratarão de temas específicos relacionados ao Registro Civil de Pessoas Naturais, obedecendo cronograma previamente estipulado entre as partes.

“Este projeto, como o próprio nome diz, tem o objetivo de despertar, retirar do entorpecimento, de reavivar do amortecimento aquele que tem o atributo da cidadania, ou seja, aqueles que integram a cidade e tem o bem da cidade como seu ofício”, explica o magistrado, encarregado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de elaborar a Normativa Mínima para a atividade extrajudicial no Brasil.
 
Idealizado pela Diretoria da entidade e conduzida pelo diretor Regional da Grande São Paulo e coordenador de Cursos da Arpen/SP, Gustavo Renato Fiscarelli, o projeto ainda contou com a valiosa e fundamental ajuda da Oficial de Americana, Fátima Cristina Ranaldo Caldeira, que desde o princípio cuidou das tratativas e do melhor formato a ser desenvolvido no Projeto.
 
Segundo o coordenador dos Cursos da Arpen/SP “o projeto nasceu da necessidade de disseminação da importância da atividade registral no Brasil, especialmente em tempos de constantes ataques orquestrados pelo Poder Público. Além disso, buscamos um formato descontraído, quase familiar, com o propósito de obter a máxima interação entre a classe registral e a população”.
 
Dentre os temas que serão abordados, pode-se destacar:
- O casamento como instrumento de proteção das relações familiares e patrimoniais;
- Os direitos da personalidade aplicados ao Registro Civil das Pessoas Naturais;
- Efeitos da inscrição no Registro Civil de Pessoas Naturais;
- O Estatuto da Pessoa com Deficiência e suas repercussões registrais;
- Conceito e Natureza da Responsabilidade Disciplinar dos Registros Públicos;
Perguntas sobre os temas poderão ser enviadas por meio do e-mail despertardacidadania@arpensp.org.br e serão respondidas pelo palestrante na medida do possível.

Clique aqui e assista a segunda aula da série
Clique aqui e assista a primeira aula da série

Assine nossa newsletter