Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

CGJ-SP promove Curso para os aprovados do 10º Concurso Público para Cartórios do Estado de São Paulo

Publicado em: 07/04/2017
A Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP) realizou nesta quinta-feira (06.04), no auditório do GADE/MMDC, o Curso de Iniciação na Atividade Registral e Notarial para os aprovados no 10º Concurso de Outorga de Delegações Extrajudiciais do Estado de São Paulo. O objetivo foi fornecer bases para um maior conhecimento sobre a estrutura jurídica, e os principais procedimentos práticos nas atividades das Serventias Extrajudiciais, além de e estreitar o relacionamento com o Poder Judiciário. Clique aqui e veja as fotos do evento.

A cerimônia foi aberta pelo diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Antonio Carlos Villen, que cumprimentou todos os presentes e parabenizou os aprovados do último concurso, além de agradecer o auxílio de todos que colaboraram com o curso. “A Escola Paulista de Magistratura se sente extremamente honrada, pois é motivo de satisfação e orgulho realizar esse treinamento em parceria com a CGJ-SP. O Curso de Iniciação é de suma importância para ministrar conhecimentos práticos aos recém-ingressados”, falou. 

O desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, que presidiu a banca examinadora do concurso falou da honra por ter estado à frente da comissão e da experiência de conviver com profissionais do mais alto gabarito. “O curso é o retoque final, porque vocês estão tendo a oportunidade de receber os parâmetros necessários para o exercício da função e também estreitar o relacionamento com a Corregedoria”, afirmou. 

Também esteve presente o desembargador, Sidney Romano dos Reis representando a Seção de Direitos Públicos do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Marcelo Martins Berthe e o corregedor geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. “Quero parabenizar a todos pela aprovação no concurso e deixar registrado aqui que, qualquer dúvida futura, a Corregedoria estará disponível para esclarecimentos”, salientou. 

Após a abertura do evento, o primeiro tema apresentado foi sobre “Registros Públicos no meio digital e o papel das Centrais”. Renata Madeira Dezen destacou as centrais de registro disponíveis para cada especialidade de serviço como: Central do Registro Civil que é gerenciada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN/SP); Central de Protesto (CENPROT) que é a consulta gratuita de protesto e a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC). O juiz substituto em segundo grau do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Antonio Carlos Alves Braga Junior falou sobre a conservação de dados, livros eletrônicos e a escrituração eletrônica dos atos registrais e notariais. 

O último tema abordado foi “Sucessão trabalhista e obrigações previdenciárias. Interinidade, substituição e situações consolidadas” pelo desembargador da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Luís Paulo Aliende Ribeiro, e Andrey Guimarães Duarte, presidente do Colégio Notarial do Brasil — Seção de São Paulo (CNB/SP). 

Em sua fala, o desembargador destacou que todos precisam verificar o cartório que assumiram e realizar uma análise detalhada para sanar todos os riscos possíveis da sucessão. Já Andrey destacou os primeiros passos a serem tomados após assumir a nova unidade. “Ao assumir a serventia marque a nova gestão fazendo uma identidade visual, reformem o cartório e apresente para os moradores o seu trabalho”, destacou. 

No segundo dia de curso a CGJ-SP apresentará outros temas: Administração e gerenciamento financeiro; Registro de Imóveis e Protesto; Prática Notarial e Registro Civil; As atividades da Corregedoria nos planos das Unidades e para finalizar o futuro dos Serviços Extrajudiciais.

Deixe seu comentário
 
 
919234

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 116.143.629
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Em Goiás, companheira consegue ser incluída como inventariante de herança

LEIA MAIS