Notícias

27 de Novembro de 2017

Pará é mais um Estado que adere à CRC Nacional

A maioria dos cartórios de Registro Civil do Brasil estão inseridos à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). A partir de hoje (27.11), as 143 serventias do Estado do Pará  estão aptas a realizar transmissões eletrônicas de certidões através da CRC. Com isso, já é possível que os cidadãos solicitem certidões do Estado diretamente em qualquer unidade mais próxima dos Estados interligados, sem a necessidade de deslocamento à unidade onde se encontra o documento original, evitando gastos com intermediários.

Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg-PA), Adhemar Pereira Torres, os maiores beneficiados, além da população local, serão aqueles que vêm de outro Estado. "Muita gente vem pra cá por motivo de trabalho, então estas pessoas serão as mais beneficiadas por esta integração, podendo assim solicitar certidões de sua cidade natal sem precisar sair de casa, economizando assim tempo e dinheiro", afirmou.
 
Com a adesão do Pará, 26 Estados estão interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional. Os demais são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso, Rondônia e Rio Grande do Norte.

Assine nossa newsletter