Notícias

29 de Novembro de 2017

Senado australiano abre caminho para casamento gay

Nova lei deve ser aprovada sem dificuldades pela Câmara nas próximas semanas

O Senado australiano aprovou nesta quarta-feira uma lei que abre caminho para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar das objeções dos conservadores. A nova lei deve ser aprovada sem diculdades pela Câmara, nas próximas semanas, após a maioria dos deputados se comprometer a respeitar "a vontade dos australianos", que se pronunciaram a favor do casamento gay em uma consulta popular.  

Para Penny Wong, legisladora trabalhista e voz mais proeminente a favor dos direitos dos homossexuais, esta lei "diz a muitos australianos que este Parlamento, este país, os aceita por quem são". "Vosso amor não é algo inferior, como tampouco são vocês".
 
Votação
 
Os senadores aprovaram a lei por 43 votos a 12, após rejeitar os pedidos de salvaguardas para a "liberdade religiosa", incluindo a permissão para que empresas e serviços possam rejeitar a organização de casamentos gays. 

Em consulta realizada pelos correios, 62% dos 12,7 milhões de australianos que votaram se disseram favoráveis ao casamento homossexual. Quase 80% dos eleitores participaram.

Assine nossa newsletter