Notícias

09 de Março de 2018

Acordo de cooperação é celebrado entre entidades do setor de certificação digital

Presidentes de associações do setor de certificação digital assinaram, no dia 1º de março, o acordo Mútuo de Assistência e Cooperação com o objetivo de promover ações conjuntas para solucionar eventuais incidentes regulatórios no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O acordo conta com a participação da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert e da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB.

Também foi criada uma comissão com representantes de cada entidade para a análise e solução preliminar dos eventuais incidentes que forem encaminhados no âmbito desse acordo. O representante da ANCD será o CEO da Soluti, Vinicius Sousa; pela ANCert, foi escolhido o presidente da entidade, Rafael Caporali; e pela AARB foi nomeado o seu diretor-geral, Paulo Milliet Roque.

Segundo o presidente da ANCD, Julio Cosentino, o objetivo da ação é evitar que determinadas questões se transformem em denúncias formais ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, promovendo assim a autorregulação do mercado. Nivaldo Cleto, presidente da AARB, entende que o acordo promoverá celeridade aos processos relacionados com a ICP-Brasil. Já o presidente da ANCert, Rafael Piacentini Caporali, destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento de melhores soluções para o sistema de certificação digital no Brasil.

Para o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Gastão Ramos, a iniciativa vai ao encontro dos interesses de todos os que integram a ICP-Brasil. “O ITI faz questão de dar espaço em suas publicações oficiais ao feito porque entende que a promoção de boas práticas do setor da certificação digital incentiva outros a fazer o mesmo. O diálogo sempre aponta para os melhores caminhos e é nele que apostamos para que nossas atividades resultem em êxito para o País”.

Assine nossa newsletter