Notícias

04 de Maio de 2018

Registro Civil emite novas certidões a moradores de prédio que desabou na Capital

Ação integra o projeto Registro Civil Itinerante
 
"O incêndio e o desabamento do prédio fizeram com que eu perdesse todos os meus documentos. Hoje está sendo um recomeço para mim, porque não somos nada sem estes papéis”, disse Almir da Paixão Cardoso, 54, um dos moradores do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou na última terça-feira (01.05), em São Paulo. Cardoso está entre um dos beneficiados pelo mutirão organizado nesta sexta-feira (04.05) pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), no abrigo do Viaduto Pedroso.

Na ocasião, colaboradores da Arpen/SP recepcionaram os pedidos de segunda via de documentos de cerca de 100 pessoas. O Projeto Registro Civil Itinerante, que há mais de 10 anos leva cidadania aos cidadãos mais vulneráveis, oferece esse serviço gratuitamente.

Adriana Marques de Lima, 34, revelou surpresa com a velocidade com que conseguiu os novos documentos. “Foi tudo muito prático aqui. Tirei meus documentos em poucos minutos, e agora vamos retomar a vida depois de ter perdido tudo”, contou.

Evair de Souza Ciqueira, 46, aproveitou para tirar os novos documentos da filha, que estava com ele no prédio no momento do incêndio. “Muito bom receber ajuda neste momento difícil. Agora estou aqui tirando meus documentos e da minha filha para levantarmos tudo do zero”, declarou.

Projeto Registro Civil Iitinerante

Desde agosto de 2004, a Arpen/SP facilita o acesso da população à cidadania, levando aos locais de difícil acesso e às regiões carentes de todo o Estado de São Paulo o serviço essencial de emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de informações sobre todos os demais atos praticados diariamente pelos 836 cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo.

Assine nossa newsletter