Notícias

10 de Maio de 2018

Inscrições encerradas para o Curso de Grafotécnica e Falsidade Documental em Registro

Perita em identificação de fraudes de documentos será a palestrante do evento

O Curso de Grafotécnica e Falsidade Documental promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), no próximo dia 09 de junho, no Hotel Estoril, na cidade de Registro, terá como palestrante a perita em Grafotecnia e Documentoscopia pelo Conselho Nacional de Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ), professora Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos, com mais de 10 anos de experiência na área.

PhD em Ciências - Medicina Legal pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), além de especialista em Biologia Molecular pelo Conselho Regional de Biologia (CRB), e perita em Medicina Legal junto ao CONPEJ, Mara destaca a importância dos cartórios se atualizarem constantemente para não caírem em golpes de documentos falsos.

“A grande preocupação hoje com os cartórios é que eles acabem transformando documentos frios em documentos quentes, já que as técnicas de falsificação são atualizadas a cada dia. Dessa forma, o objetivo deste curso é manter os titulares de cartórios e seus funcionários por dentro das recentes técnicas de identificação de fraudes”, destacou a professora.

Além disso, a especialista também observou que a troca de experiências entre os participantes será igualmente importante para complementar o aprendizado que será adquirido no dia. “É fundamental que eles tenham ciência que uma atualização constante é extremamente importante, pois sem os oficiais de cartórios, um documento falso não consegue a legitimidade necessária, por isso, os cartórios são extremamente visados pelos falsários. Este curso é para que esses profissionais tenham uma noção de quais são as regras e as técnicas. Além disso, a troca de experiências neste encontro é fundamental para a manutenção da segurança jurídica que os cartórios oferecem”, alertou.

Os participantes deverão levar, para complementação do material a ser utilizado na aula prática, duas contas de luz antigas, uma lixa de unha, um estilete, cola e duas folhas de cheque.

Ficha Técnica:
Data: 09/06/2018
Horário: 14h às 19h
Local: Hotel Estoril,  Autopista Régis Bittencourt -km 442 –  Arapongal, Registro – SP
CEP:  11900-000
Mais Informações: inscricao@arpensp.org.br ou no telefone (11) 3293-1535

Assine nossa newsletter