Notícias

17 de Junho de 2008

Cartório Itinerante vai a Borá, o menor município brasileiro

Unidade móvel da Arpen-SP esteve na cidade de Borá, na regional de Marília, em busca de crianças que ainda não possuam certidão de nascimento.

Cumprindo a quinta etapa do programa Sub-Registro Zero no Estado de São Paulo, o Cartório Itinerante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) esteve no último dia 14 de junho na cidade de Borá, o menor município brasileiro, com 800 habitantes, em busca de crianças que ainda não possuíam o registro civil de nascimento.

A ação, que contou com a participação e envolvimento total do Oficial de Registro Civil Belmiro Benazzi Filho, cumpre cronograma estabelecido pela Associação com base em dados estatísticos fornecidos pela Fundação Seade, que apontou os municípios paulistas que ainda não erradicaram o sub-registro de nascimento, estimado pela entidade estadual como de 1,4%, um dos menores índices do País.

Em Borá, a Arpen-SP contou com o total envolvimento do Oficial do cartório, que realizou uma verdadeira mobilização na cidade, salientando a toda à população a importância do registro civil de nascimento, com a distribuição de panfletos e a realização de atividades que chamaram a atenção dos habitantes da pequena cidade interiorana: a presença da orquestra sinfônica de Paraguaçu Paulista e um show da dupla sertaneja João Vítor e Silvano Viola.

O evento em Borá contou ainda com o apoio do Tabelionato de Notas e Protesto e do cartório de Registro de Imóveis e Anexos da cidade de Paraguaçú Paulista. Representando a Arpen-SP, o Oficial de Marília e diretor da regional, Antônio Francisco Parra, esteve prestigiando o evento na cidade.

"Ainda hoje há a necessidade de ações como esta", disse Belmiro Benazzi Filho. "Infelizmente há pessoas que ainda não estão preocupadas em tirar sua documentação civil básica", explicou. "A presença do cartório itinerante é uma novidade, incentiva as pessoas e é uma ação que não pode deixar de ser realizada. Temos que trabalhar com afinco para erradicar o registro de nascimento no Estado de São Paulo", completou.

Para o diretor regional de Marília, "é muito importante a realização deste trabalho, porque o registro civil vai de encontro ao cidadão sem condições", disse. "Quando o ônibus vem até a região, abre-se a possibilidade do cidadão exercer a sua cidadania", afirma. "Por iniciativas como esta é que a Arpen-SP está de parabéns, pois se preocupa com o cidadão e também com a capacitação dos Oficiais do interior, com a implantação de cursos relacionados à nossa atividade", finalizou.

Prestigiando o evento, o prefeito de Borá, Nélson Celestino Teixeira, elogiou a iniciativa. "Eu acredito que por ser o menor município do Estado, o povo não tinha conhecimento da importância do trabalho realizado pelos cartórios", afirmou. "Hoje realizamos um registro aqui no cartório itinerante e, em Borá, todo número é um número considerável", finalizou.

Além de um registro de nascimento, foram realizados dois pedidos de segunda via de certidões.

Assine nossa newsletter