Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS): certidão de nascimento eletrônica cruza o País via CRC Nacional em 24h

Publicado em: 27/02/2019
Os mais de quatro mil quilômetros de distância entre Oiapoque, no Amapá, e Chuí, no Rio Grande do Sul, pontos mais extremos do Brasil, não foram empecilho para que a segunda via da certidão de nascimento de uma adolescente de 16 anos fosse emitida, via Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), em 24 horas.



Segundo a registradora civil de Chuí, Gabriela Nogueira Petitemberte, remetente do documento, depois que a CRC chegou ao cartório, a realidade local mudou. “A cidade tem cerca de cinco mil habitantes, e o município mais próximo fica a 20 quilômetros. Então, o acesso da população de Chuí era muito limitado, mas isso mudou com a chegada da CRC. Agora conseguimos emitir em 24 horas, algo que seria possível apenas em 20 dias anteriormente, onerando muito a parte. Estamos muito satisfeitos com a Central”, destacou.

Já Herbert Souza Harrop, oficial do Registro Civil de Oiapoque e destinatário da certidão, passou a usar a Central em julho de 2018 e se disse honrado em fazer parte desta comunicação histórica. “Saber que agora é possível solicitar, por exemplo, um documento do Chuí e ter ele em mãos em um dia é um marco para o Registro Civil e ainda mais para os cidadãos, que deixaram de pagar quantias absurdas aos despachantes. Me sinto honrado em fazer parte dessa história a partir de agora”, contou.

Há alguns anos, é possível que cartórios dos mais distantes rincões do Brasil transmitam certidões entre si, pois todos os Estados da federação foram integrados à CRC Nacional, aproximando as mais de 13 mil unidades de Registro Civil. Além disso, o cidadão que mora em Oiapoque, por exemplo, também pode pedir uma certidão ao cartório de Chuí ou de qualquer outra serventia pelo www.registrocivil.org.br. Até o momento, segundo dados da Central, foram emitidas mais de 2,5 milhões de certidões eletrônicas, e mais de 4,7 milhões de CPFs em certidões de nascimento.

Fonte: Assessoria de imprensa da Arpen/BR
Deixe seu comentário
 
 
553073

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.773.961
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Clipping – Observatório BOL - Foto de casamento homoafetivo recebe prêmio internacional

LEIA MAIS