Notícias

11 de Novembro de 2008

Registro Civil de Indaiatuba inaugura suas novas instalações com foco na Cidadania

O novo cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Indaiatuba, agora intitulado "Cartório da Cidadania", administrado pelo Oficial José Emygdio de Carvalho Filho, inaugurou nesta segunda-feira (10.11) suas modernas instalações com um Café da Manhã, servido as autoridades, imprensa e principais personalidades do município de cerca 180 mil habitantes, localizado na região de Campinas, há cerca de 100 km da Capital.

Presentes ao evento, diversas autoridades do município, entre eles o prefeito da cidade de Indaiatuba Dr. José Onério da Silva, o vice-prefeiro, Dr. Ayrton Casarin, o ex-deputado estadual, Dr. José Carlos Tonin, o vereador Maurício Baroni Bernardinetti, o Promotor de Justiça, Dr. Fernando Góes Grosso, a juíza Corregedora, Dra. Camila Castanho Opdebeeck, o representante do Ministério Público, Dr. Christiano José Poltronieri de Campos, a presidente da OAB, seção Indaiatuba, Dra. Rosana Maria Petrilli, entre muitos outros convidados, entre eles o vice-presidente da Arpen-SP, José Cláudio Murgillo, as registradoras civis de Salto, Aline Callado Ferraresi, de Porto Feliz, Jane Maria Sibaldini Romantini, além de notários e registradores do município.

Para o prefeito de Indaiatuba, José Onério da Silva, a inauguração do novo cartório de registro civil é um marco para a cidade. "Este belo cartório segue a linha de desenvolvimento da cidade. Procuramos crescer nos desenvolvendo e não somente crescer, este é o grande desafio. O que vi aqui hoje é um serviço que se desenvolveu e que continuará a atender de maneira eficiente e segura a população de Indaiatuba", afirmou. "Fico contente em ver o registro civil acompanhando o desenvolvimento da cidade. É uma grande conquista para Indaiatuba", afirmou o promotor de Justiça, Fernando Góes Grosso.

A cerimônia de inauguração do novo cartório de Registro Civil da cidade contou com momentos emocionantes, entre eles a entrega de uma homenagem ao ex-deputado estadual, José Carlos Tonin, que liderou a base de apoio na Assembléia Legislativa à aprovação da Lei que instituiu o Fundo de Ressarcimento no Estado de São Paulo. "O senhor é responsável por isso aqui", afirmou Carvalho Filho. "Sem a sustentabilidade que conseguimos por trabalho do senhor, este sonho de mais de 40 anos de profissão, que se iniciou em 1969, jamais seria realizado", concluiu o Oficial. "Estou emocionado e lisonjeado com esta homenagem inesperada e emocionante", afirmou Tonin.

Responsável pela Corregedoria Permanente do município de Indaiatuba, a juíza Dra. Camila Castanho Opdebeeck parabenizou o Oficial pelas novas instalações da serventia e elogiou a nova denominação do "Cartório da Cidadania". "É um nome bastante condizente com a importância deste serviço, que registra os principais atos da vida de um cidadão, desde o nascimento até o óbito", afirmou. "As novas instalações estão excelentes, agradáveis e tenho certeza que, aliada à experiência, capacidade e dedicação do seu titular, será um espaço de prestação de serviço exemplar à população de Indaiatuba", afirmou.

Cidadania e inovações marcam a inauguração das novas instalações.

Totalmente reformulado pela administração da serventia, o Cartório da Cidadania, como passará a ser conhecido, está completamente adaptado às pessoas portadoras de necessidades especiais, dotado de rampas de acesso, banheiros exclusivos e até mesmo tabela de serviços em braile. Um moderno e ágil sistema de biometria permite ao cartório identificar rapidamente o cidadão que necessita reconhecer uma assinatura, realizando o serviço em poucos segundos. A comunicação com os usuários vem acompanhada de um novo sistema de triedos, tornando muito mais fácil a leitura, como também deixando o ambiente mais limpo.

"Estamos em uma cidade que é a primeira em qualidade de vida na sua categoria e com uma população que não pára de se desenvolver. Precisávamos estar à altura dessa qualidade e agora temos um cartório que reflete toda esta evolução", explica o Oficial José Emygdio de Carvalho Filho, que desde 1992, após aprovação em concurso público, administra o cartório de Registro Civil da cidade. Setores específicos estão destinados aos serviços de nascimento, casamento, óbito, autenticações de documentos e livros comerciais e reconhecimento de firmas.

A inovação do cartório, que possui 14 funcionários para atendimento ao público, conta ainda com a inauguração de uma sala exclusiva para casamentos. O cartório dispõe também de um balcão de informações, com funcionária exclusiva para realizar um pré-atendimento e orientar os usuários sobre os atos praticados, agilizando o atendimento e garantindo maior comodidade a quem utiliza os serviços da unidade, que focará seu trabalho em divulgar a importância do registro civil de nascimento.

"O Cartório de Registro Civil oferece um serviço essencial para a população, pois é lá que estão os registros principais da vida de uma pessoa, o registro de nascimento, o casamento e o óbito", diz Carvalho Filho. "Para nós, divulgar e conscientizar a população sobre a importância de se registrar uma criança, de conferir cidadania a ela, será uma ação ininterrupta e prazerosa", finaliza o Oficial.

Assine nossa newsletter