Notícias

03 de Novembro de 2008

TJSP participa de evento para incentivar adoção tardia

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, Coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo e o juiz Luiz Carlos Ditommaso, da Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo do Campo, participaram na última quarta-feira (29/10) do lançamento da cartilha "Passo a passo para a adoção".

O lançamento oficial da cartilha foi parte do evento "Adotar é mudar um destino", realizado no auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação, em São Bernardo do Campo e que contou com a participação de artistas e entidades parceiras no projeto, coordenado pela 39ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Bernardo do Campo.

O evento foi aberto com um debate, coordenado pela apresentadora Maria Cândida, da TV Record, uma das empresas parceiras do projeto, e que teve as presenças do juiz Ditommaso, do desembargador Malheiros, do presidente da OAB, de São Bernardo do Campo, Uriel Carlos Aleixo, do presidente do Instituto Mauricio de Sousa e da psicóloga Suzy Camacho.

Em seguida, foi realizado um desfile de moda com a participação de cerca de 40 crianças, coordenado pela Miss Brasil, Natália Guimarães e a apresentação da Orquestra do "Projeto Guri", integrada por 80 crianças, sendo 60 instrumentistas e 20 cantores. O lançamento da cartilha, cujo objetivo principal é estimular a adoção tardia, ou seja, de crianças a partir dos quatro anos de idade, foi feito pelos personagens da "Turma da Mônica"; o Instituto Maurício de Sousa também participa do projeto, que conta ainda com o incentivo do Instituto Metodista de Ensino Superior, da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura de São Bernardo do Campo, entre outras entidades públicas e privadas.

O desembargador Antonio Carlos Malheiros ressaltou a importância da boa vontade de entidades e das pessoas no sentido de fazer as crianças felizes. Segundo ele, o instituto da adoção é muito importante no caso de crianças que não podem permanecer integradas às suas famílias originárias, que na verdade é o que deveria acontecer por meio de políticas públicas que não foram devidamente implementadas. "Nestes casos, a adoção é um instrumento importantíssimo", afirmou.

O juiz Luiz Carlos Ditommaso elogiou a iniciativa da OAB de São Bernardo do Campo, lembrando que o objetivo do evento é estimular a adoção tardia - aquela de crianças maiores de quatro anos. Para ele, "o evento é um marco histórico, em especial para São Bernardo do Campo, pela sua magnitude, pois vai incentivar a prática da adoção, fazendo com que o tema permaneça em destaque".

Para o presidente da 39ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Bernardo do Campo, Uriel Carlos Aleixo, eventos como esse são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção. Ele elogiou também o incansável trabalho dos Grupos de Estudos e Apoio à Adoção, lembrando que "adotar é um ato de amor e deve servir para dar um lar e uma esperança a essas crianças".

A respeito da cartilha, Mauricio de Sousa afirmou que seu objetivo é esclarecer os procedimentos, as etapas, os benefícios e dificuldades da adoção. "Vamos levar às pessoas o conhecimento, só assim poderemos mobilizar a sociedade e modificar esse triste quadro", completou.

Assine nossa newsletter