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01 de Outubro de 2019

Arpen/SP inicia projeto de Mapeamento eletrônico das Circunscrições da Capital

Projeto ‘Ferramenta Eletrônica – Ache o seu RCPN da Capital’ permitirá que o cidadão encontre o cartório responsável pela prática de atos registrais
 
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) iniciou o desenvolvimento do projeto “Ferramenta Eletrônica - Ache o seu RCPN da Capital”, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma online que permitirá ao cidadão conhecer as circunscrições dos Cartórios da Capital paulista.
 
Em sua primeira etapa, todas as 58 unidades da Capital receberam um formulário, que pode ser acessado neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/F795TV7, para que respondam até o dia 20 de outubro, sobre o fundamento legal ou normativo de sua circunscrição territorial e se possuem mapa (físico ou eletrônico) já confeccionado da área de sua competência.
 
De acordo com a diretora da Arpen/SP Daniela Mróz, registradora civil em São Mateus, a ferramenta eletrônica facilitará a busca de serviços do RCPN competente para a prática de atos de registro civil. “O cidadão vai poder entrar no nosso site, colocar o endereço e vai saber de quem é a competência e para qual cartório tem que se dirigir”.
 
Na etapa seguinte, após os titulares responderem ao formulário, será feita uma compilação das informações recebidas, a inclusão das divisas dos 58 Registros Civis na ferramenta e a verificação de eventual superposição ou conflito para a criação do mapa geral.
 
Para o assessor especial da Arpen/SP, Claudio Machado, o projeto “é importante, pois permitirá que os usuários localizem facilmente em qual cartório deve procurar um serviço. Hoje, há dificuldades e os usuários têm que peregrinar entre cartórios até achar o correto”.
 
Em uma terceira etapa o projeto será apresentado para o Tribunal de Justiça Estado de São Paulo (TJ/SP). Em seguida, o aplicativo estará disponível dentro do site da Arpen/SP e no portal www.registrocivil.org.br para consulta.
 
Daniela ainda explica que o projeto é importante não só para os funcionários e oficiais de registro civil, mas também para todos os cidadãos. “Para que a população possa ter uma ferramenta fácil e prática, que ela coloque o endereço dela e encontre rapidamente, em poucos minutos, qual é o cartório que ela deve se dirigir”, finalizou.
 
O objetivo é concluir o projeto até o final de novembro de 2019.
 
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