Notícias

26 de Junho de 2009

Clipping - Jornal Diário de Notícias - TJ do Ceará é o primeiro a enviar processo digitalizado ao STJ

O Tribunal de Justiça do Ceará fez na quinta-feira, 25, o primeiro envio de processo digitalizado para o superior Tribunal de Justiça. A iniciativa será um marco no processo de modernização do Judiciário. "Isso significa que, se antes um processo em papel levava seis meses ate chegar ao gabinete de um ministro, hoje pode ser feito em minutos", comemora o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha.

O projeto de digitalização de todos os processos do tribunal é o carro-chefe da gestão do presidente Cesar Asfor Rocha. A meta é acabar com o processo papel em todo o STJ ate o final de 2009. Desde janeiro, todos os processos físicos enviados à Corte são digitalizados e a distribuição eletrônica de processos iniciou-se no ultimo dia 18 de junho.

"Esse é o maior salto que a Justiça dá para a sua modernização", afirma o ministro Cesar Rocha. Para advogados e procuradores das partes, a iniciativa significará um avanço enorme, pois eles poderão acessar e visualizar os autos de qualquer lugar e durante 24 horas.

No mesmo dia em que iniciou a distribuição eletrônica, o STJ disponibilizou no portal uma nova sala virtual, o "e-STJ", que possibilitará o envio ao Tribunal de petições eletrônicas e visualização dos autos. Para os advogados, basta ter certificado digital no padrão ICP-Brasil e cadastrar-se no sistema.

Fonte: Diário de Noticias

Assine nossa newsletter