Notícias

19 de Outubro de 2020

Coleção de 4 volumes, do Projeto de Responsabilidade Institucional, será lançada no Conarci 2020

A agenda do Congresso Nacional do Registro Civil (Conarci) 2020 está repleta de eventos para os registradores civis de todo o País. No primeiro dia, 20 de novembro, os participantes poderão prestigiar o lançamento do livro resultado do Projeto de Responsabilidade Institucional da Arpen-Brasil, desenvolvido pela Diretoria de Responsabilidade Social da associação, liderada pela oficial Márcia Rosália Schwarzer (BA).
 
Ao longo deste ano, oficiais de mais de 20 estados brasileiros produziram 71 artigos a respeito de temas pertinentes ao Registro Civil nacional. Os materiais foram distribuídos em quatro volumes, de acordo com os assuntos tratados por cada um. Segundo Schwarzer, o objetivo do projeto é enaltecer a atividade e estimular a doutrina escrita de qualidade sobre tópicos relevantes relacionados ao Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN). Veja abaixo alguns exemplos de assuntos abordados:
 
Mediação e arbitragem nas serventias extrajudiciais
 
Transgênero e as alterações de nome e gênero nos Cartórios
 
Direitos fundamentais e o Ofício da Cidadania
 
Nacionalidade e estrangeiros
 
RCPN em tempos de Covid-19
 
Alguns dos autores dos artigos estarão presentes no Pre-Conarci 2020, que será realizado de 16 a 19 de novembro. O evento contará com oficinas sobre os temas apresentados pelo projeto, com o intuito de agregar conhecimento aos colaboradores e demais oficiais de Cartórios do Brasil. E, para fechar com chave de ouro, o lançamento da obra será realizado em 20 de novembro, primeiro dia do Conarci 2020, a partir das 17h.
 
Não perca esse grande momento para o Registro Civil nacional. O Pré-Conarci e o Conarci 2020 acontecem entre os dias 16 e 21 de novembro, em Brasília/DF, com transmissão online de todos os eventos. Inscrições serão abertas em breve.
 
Também fazem parte do comitê gestor do projeto de Responsabilidade Institucional: Arion Toledo Cavalheiro Júnior, presidente da Arpen-Brasil; Izaías Gomes Ferro Júnior, registrador civil e de Imóveis em Pirapozinho/SP; Elizabete Regina Vedovatto, presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR) e diretora da Arpen-Brasil; e Karen Lúcia Cordeiro Andersen, diretora da Arpen-Brasil.
 

Assine nossa newsletter